Por: Constança Ladeiro
A Bling Energy, startup portuguesa focada na transição energética, anunciou um novo modelo de subscrição de energia solar com baterias, tornando-se a primeira empresa em Portugal a oferecer esta solução.
Como explicado no comunicado enviado às redações, este modelo promete reduzir os custos energéticos até 70% para os consumidores, tornando as soluções de energia renovável mais acessíveis e sustentáveis a todas as famílias portuguesas.
“Em cada inovação ou produto que desenvolvemos, temos a convicção de que o futuro do acesso à energia deve ser acessível, sustentável e simples. Com este modelo de subscrição, agora alargado a 20 anos na bateria, eliminamos barreiras financeiras e ajudamos os portugueses a reduzir a sua dependência da rede elétrica tradicional”, afirma Bernardo Fernandez, CEO da Bling Energy, em resposta à PME Magazine.
O modelo da Bling Energy funciona por subscrição mensal
A empresa destaca que ao contrário da compra direta de painéis solares, que exige um investimento elevado, o modelo da Bling Energy funciona por subscrição mensal, permitindo um acesso mais flexível e económico à energia solar.
Durante os 20 anos de contrato, a empresa garante a substituição integral dos equipamentos, incluindo painéis solares, baterias e inversores, sem custos adicionais. O objetivo é proporcionar segurança total, evitando surpresas com a manutenção dos sistemas.
A Bling Energy explica ainda que, a poupança de até 70% na fatura de eletricidade depende de vários fatores, incluindo a localização da instalação, o perfil de consumo energético e a orientação do telhado.
Regiões com maior exposição solar, uma vez que tendem a gerar mais eletricidade, ou consumidores que utilizam mais energia durante o dia conseguem maximizar os benefícios. “A tarifa elétrica atual do cliente pode impactar a poupança, pois quem tem tarifas mais elevadas beneficiará mais ao substituir parte do consumo por energia solar” sublinha a empresa em resposta à PME Magazine.
Investimento na expansão das operações e melhoria da experiência do cliente
Desde o início do ano de 2024, a Bling Energy tem registado um crescimento acelerado, com mais de 500 instalações solares realizadas. Além disso, concluiu recentemente uma ronda de investimento seed de 2 milhões de euros, que está a ser aplicada na expansão das operações e melhoria dos serviços.
Em resposta à PME Magazine, a Bling Energy afirma que, uma parte do valor está a ser direcionada para o crescimento da equipa técnica, permitindo aumentar a capacidade de instalação e suporte, tornando o serviço mais eficiente e com maior capacidade de resposta.
A empresa também aposta na evolução da sua plataforma digital, permitindo aos clientes uma gestão mais intuitiva do consumo energético. A otimização do modelo de subscrição e um forte investimento em marketing e aquisição de clientes estão igualmente entre as prioridades, conclui a empresa.