Fotos: João Filipe Aguiar
Com a primeira loja física no país prestes a abrir, em Lisboa, Paulo Mateus Pinto, CEO da La Redoute Portugal, é a figura de destaque da edição de outubro da PME Magazine e marcou presença no evento de apresentação da revista, numa sessão presencial e online que decorreu a partir da Nova SBE, em Carcavelos, onde partilhou os seus ensinamentos sobre o mundo digital.
Paulo Mateus Pinto defendeu a necessidade de as marcas portuguesas virarem o chip para o comércio eletrónico, de forma a alargarem o seu espectro de ação, lembrando que o investimento pode ser grande e que é preciso ter em conta as especificidades de cada mercado.
“Por mais que se fale em redes sociais, nem em todos os países as redes sociais têm o mesmo comportamento e é preciso ir para padrões mais globais, por exemplo, o Google Shopping. Depois, é preciso ver se estamos num mercado b2c ou b2b, consoante o b2c ou b2b a forma de abordar o mercado é completamente distinta”, sublinhou.
Questionado pela audiência sobre se a estratégia de marketing da La Redoute em Portugal passa também pela aplicação de descontos, o responsável anuiu e lembrou um episódio que marcou a vida dos portugueses para reforçar que o “cliente tem sempre razão”.
“Toda a gente vai lembrar-se de um famoso 1.º de Maio. A partir daquele dia, nós explicámos à Europa – para não dizer ao mundo – que podíamos fazer 50% [de desconto] no food. Quando digo isto lá fora toda a gente olha para mim a dizer: ‘Mas que país é esse?’”, disse.
“É verdade que nós, muitas vezes, preferimos um produto que tem 50% de desconto, mas que fica mais caro do que um produto que tem outro preço. É assim a nossa mentalidade e o cliente tem sempre razão: temos de adaptar-nos”, reforçou.
A sessão contou, ainda, com a presença da presidente da associação Dress For Success Lisboa, Teresa Durão, que recebeu um donativo da PME Magazine e da La Redoute, para o qual foi doado o valor total angariado pela venda dos bilhetes aos participantes presenciais no evento.