Home / Empresas / Colaboradores desejam trabalhar num local à sua escolha
local
Entre agosto e setembro, 185 foram os profissionais portugueses de vários setores de atividade a responder a este questionário (Foto: Divulgação)

Colaboradores desejam trabalhar num local à sua escolha

A Accenture realizou um estudo onde indica que 83% das pessoas afirmam que o modelo de trabalho híbrido, em que possam trabalhar remotamente a partir de qualquer local entre 25% e 75% do tempo, é o ideal.

O estudo global da Accenture ‘The Future Of Work: Productive Anywhere’, que abrangeu 9.326 profissionais, indica que “40% dos indivíduos sentem que podem ser produtivos e manter o bem-estar ​​em qualquer local – seja remoto ou fisicamente no local, ou uma combinação dos dois – um local de trabalho híbrido”.

Adicionalmente, o estudo mostra que “85% das pessoas que afirmam que podem manter a produtividade e o bem-estar ​​em qualquer lugar também afirmam que planeiam permanecer na mesma empresa durante muito tempo”. No entanto, é indicado que é desafiante encontrar um modelo híbrido que funcione para todas as gerações, já que “três em cada quatro membros da Geração Z (74%) querem mais oportunidades para colaborar com os colegas presencialmente, uma percentagem maior do que os da Geração X (66%) e dos Baby Boomers (68%)”.

Pedro Galhardas, managing director, responsável pela área de Strategy & Consulting da Accenture Portugal, afirma, em comunicado: “Há um padrão que emerge na força de trabalho pós-pandemia – ‘o colaborador produtivo em qualquer lugar. Este novo segmento de colaboradores consiste em indivíduos que permanecem produtivos – seja fisicamente no local de trabalho ou em casa – e que são quem tem os mais robustos recursos pessoais e organizacionais. Como líderes responsáveis, precisamos de direcionar a discussão sobre o futuro do trabalho não apenas para a localização, mas também para ir ao encontro do que impulsiona a produtividade, saúde e resiliência dos nossos colaboradores”.

O relatório indica que a distinção entre profissionais que se definem como produtivos em qualquer lugar (40%) daqueles que se sentem desconectados e frustrados (8%) passa pelo facto de manterem os recursos certos que os ajudam a ter uma maior produtividade em qualquer lugar. Estes recursos passam pela autonomia no trabalho, saúde mental, uma liderança próxima, a uma organização digitalmente madura.

A Accenture destaca ainda que as organizações que permitem modelos híbridos estão a arrecadar benefícios financeiros: “63% das empresas com altos índices de crescimento e aumento de receita, já possibilitam modelos de força de trabalho de ‘produtividade em qualquer lugar’, sendo que os colaboradores têm a opção de trabalhar remotamente ou no escritório”, esclarece ainda o relatório.