Quarta-feira, Novembro 27, 2024
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Como será o trabalho no desconfinamento? – Nuno Igrejas

Por: Nuno Igrejas, SMB Lisbon Sales Director da Ricoh Portugal

Embora não seja tão fabuloso quanto aqueles que levam a um destino de sonho, o caminho de regresso ao escritório está a dominar as conversas no mundo empresarial.

O ano de 2020 foi um ano de desafios hercúleos para a humanidade, que alterou hábitos, rotinas e que gerou impactos económicos e sociais brutais.

No entanto, foi igualmente um ano de superação, tanto a nível pessoal e profissional, no qual fomos impelidos a abraçar a mudança, rompendo com zonas de conforto e acreditando que a resiliência e perseverança nos conduziria a um melhor crescimento como indivíduos e profissionais. Graças à tecnologia adaptámo-nos a estar perto, mas à distância, desenvolvendo novas capacidades de trabalho que, por um lado, garantiram a segurança de todos e, por outro, asseguraram a manutenção da capacidade produtiva de cada um.

A nível empresarial, a maioria das organizações foram capazes de se ajustar, dando uma  resposta rápida, munindo as equipas com mais soluções tecnológicas e ferramentas comunicacionais que mitigaram a distância e impulsionaram a colaboração remota, garantido os níveis de eficiência e produtividade tão necessários para a continuidade de cada negócio.

E agora que nos encontramos prestes a desconfinar, como será o regresso ao escritório?

Primeiro, a segurança individual é a prioridade número um, já que a comunidade empresarial agirá de acordo com planos cuidadosamente elaborados de práticas intensificadas de limpeza e horários de trabalho modificados a espaços de trabalho escalonados e reservas de mesa com base em aplicações como a solução por nós desenvolvida, o Ricoh Desk Booking, uma ferramenta de gestão dos locais de trabalho que garante as medidas de segurança e proteção de cada colaborador.

Segundo, indiscutivelmente assentará num modelo híbrido em que o equilíbrio entre o teletrabalho e o trabalho presencial no escritório promoverá um melhor bem-estar entre os colaboradores. Uma gestão que permita uma interpretação mais racional entre a flexibilidade e autonomia e o propósito de cada um dentro da organização.

Contudo, somos conscientes de que o impacto económico do último ano poderá fortemente condicionar as empresas e a sua capacidade de resposta aquando da retoma. Tal dificuldade poderá criar desequilíbrios e entraves, atrasando a adequação digital de uma cultura organizacional que fomente o trabalho mais ágil e inteligente. Daí que muitas empresas possam ter mais dificuldades para o “novo normal”.

A boa noticia é que o bem-estar dos colaboradores disparou na agenda corporativa das empresas e que existe uma real preocupação em garantir que os colaboradores se sintam bem.

Não é um processo simples, pois cultivar uma força de trabalho satisfeita, criativa e produtiva exige muita reflexão e planeamento. Na Ricoh, por exemplo, aprendemos a adotar uma abordagem em três frentes para apoiar a nossa força de trabalho.

Investir em colaboração

Equipas e colaboradores isolados são um grande obstáculo para se estabelecer um local de trabalho aberto, responsivo e criativo. Romper essas barreiras é vital para o desenvolvimento de um estilo de trabalho integrado e focado, que incentive as pessoas a desenvolver projetos que apreciem e de que tenham orgulho em colaboração com os seus colegas.

Os empregadores devem intensificar e investir nas tecnologias de que sua organização necessita. Um estudo efetuado revela que 74% dos colaboradores esperam que os líderes de negócios forneçam as ferramentas certas para trabalhar em colaboração com os colegas, independentemente da localização.

Na prática, isso significa a integração de tecnologia que simplifique os fluxos de trabalho, apoiando o propósito da organização e libertando as equipas de tarefas pesadas de administração para que se possam concentrar em projetos mais estratégicos e criativos.

Incentivar a integração

A cultura da empresa tem um impacto significativo na felicidade da força de trabalho. Construir um ambiente onde as pessoas se sintam respeitadas e onde as suas vozes sejam realmente ouvidas irá incentivá-las a sentirem-se mais envolvidas no crescimento e no sucesso de cada negócio.

Desta forma, dedicar tempo para entender as motivações de cada colaborador terá um papel fundamental no desenvolvimento dessa dinâmica. Isso permitirá que num ambiente volátil e incerto, as organizações ajustem regularmente as metas de carreira de médio e longo prazo de uma forma que se alinhe aos objetivos de cada empresa.

Isso é particularmente importante quando devemos tomar em consideração as diferentes faixas etárias que constituem o local de trabalho moderno. Liderar a integração entre forças de trabalho multigeracionais é um desafio. Mas a adoção de tecnologias interoperáveis pode ajudar a criar um trabalho sem atrito entre grupos que podem ter abordagens diferentes para realizar determinado trabalho.

Focar em práticas colaborativas abertas e transparentes também criará integração e aumentará a satisfação das pessoas.

Promover a retribuição

Não devemos encorajar apenas os colaboradores a um trabalho mais significativo. Dados de estudos indicam que 65% dos colaboradores esperam que as empresas sejam parte da solução para os maiores problemas sociais de hoje, que os empregadores devem procurar maneiras de alinhar as suas atividades principais com as responsabilidades sociais e o impacto ambiental.

A oportunidade para as empresas ampliarem a sua missão social é enorme. As tecnologias de hoje prometem aumentar a produtividade e criar a eficiência que permitirá a uma empresa reinvestir nos seus colaboradores e na comunidade em geral. Dar aos colaboradores uma função na entrega desses impactos sociais ajudará a elevar o moral e permitirá que as pessoas se sintam mais integradas e comprometidas com os valores da companhia.

A tecnologia continua a promover inúmeras maneiras de sermos mais colaborativos, agilizarmos tarefas e marcar a diferença; é também a chave para desbloquear um ótimo bem-estar entre os colaboradores.

Simplificando, as organizações que deem prioridade à felicidade das pessoas verão maior lealdade à empresa, sinónimo de maior produtividade e colaboradores que realmente estão empenhados em fazer a diferença no seu local de trabalho.

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