A necessidade de agilizar a transformação digital fez disparar a procura por serviços de marketing digital por parte de pequenos negócios. A informação é dada pela Fiverr, plataforma de freelancing, no seu segundo relatório semestral onde se inclui o Índice de Pequenos Negócios.
Segundo o Índice de Pequenos Negócios, que “analisa dados provenientes de milhões de pesquisas por todo o mundo, de forma a identificar os serviços que mais se destacaram”, explica a empresa, em comunicado, foram destacados vários serviços que foram indicados como sendo os mais úteis para o sucesso dos pequenos negócios num mundo digital.
De uma forma global, houve um aumento da procura de serviços digitais. São de destacar o dropshipping, com um aumento de 319%; a promoção no Shopify, com um aumento de 247%, e o edição para o YouTube, com um aumento de 231%. Seguiram-se o front end web developer (205%), a maquetização do produto (1186%), a promoção no Facebook (174%), o design de social media (158%), o desenvolvimento de aplicações (133%), o desenvolvimento do nome da marca (85%) e o apoio ao cliente (85%).
Em Portugal, por sua vez, o estudo destacou que os serviços digitais mais procurados não se assemelham à tendência global. Neste sentido, os três serviços digitais mais procurados nos últimos seis meses por parte dos pequenos negócios nacionais foram as landing pages (com um aumento de 99%), o wordpress (com um aumento de 81%) e o SEO (com um aumento de 59%).
“Com este estudo, fica claro que tanto em Portugal como no mundo, a experiência de consumo e presença digital tornaram-se absolutamente cruciais. Se os clientes não podem comprar em espaços físicos, vão fazê-lo online. Na Fiverr, queremos ajudar a que essa transformação digital, agora mais necessária do que nunca, seja um sucesso”, afirmou Peggy De Lange, VP de expansão internacional.