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Reclamações acerca da CP - Comboios de Portugal aumentam em 2023 (Foto: Divulgação)

Greve na CP origina aumento de 230% das reclamações em 2023

Por: Joana Mendes

Supressão devido à greve, atrasos, falha de informação e más condições são os principais motivos de reclamação dos passageiros contra a CP, em 2023. Reflexo da insatisfação dos consumidores com o serviço prestado tem vindo a registar um crescimento significativo nos últimos anos, indica uma análise do Portal da Queixa.

No ano de 2022, através de uma análise de dados, é possível verificar um crescimento de 65% do número de reclamações, em relação ao ano anterior, 2021. A principal causa de descontentamento por parte dos passageiros foi o constrangimento causado pelos atrasos e supressão de comboios, o que provocou 42% das queixas registadas, ao longo do ano.

Na primeira semana de 2023, foram registadas 69 reclamações no Portal da Queixa por parte dos consumidores. O que suscitou um aumento de 230%, comparativamente ao ano de 2021. A CP Portugal desencadeou, relativamente aos descontentamentos, 38%  no que toca à supressão devido à greve , 25% dos atrasos, 17% correspondente a falta de informação, más condições originaram 10% e, por fim, 7% das dificuldades na compra online de bilhetes.

Os trabalhadores da CP – Comboios de Portugal iniciaram um período de greve sem serviços mínimos garantidos e que tem uma previsão de duração até ao dia 21 de fevereiro e é esperado que, nos próximos dias, o número de reclamações dispare ainda mais por causa das perturbações que os passageiros vão sentir, segundo o Portal da Queixa.