Foram as empresas quem mais pediu perdão fiscal de dívidas nos últimos dois programas lançados pelo Governo.
Segundo a edição desta segunda-feira do Diário de Notícias, desde 2013 que o regime excecional de regularização de dívidas (RERD) e o plano especial de redução do endividamento ao Estado (PERES) têm sido usados para pedir perdão fiscal e são as empresas quem mais o tem feito.
No último PERES, em 2016, o IRC representou 63% do total de pedidos, no equivalente a 355 milhões de euros. Outros 263 milhões de euros estão em processo de cobrança coerciva.
Ao todo, o Estado arrecadou 1144 milhões de euros com o PERES, sendo 511 milhões em 2016.
Já o RERD, lançado em 2013, levou o Estado a arrecadar 1021 milhões de euros, entre eles 572 milhões de euros de IRC. Seguiu-se o IVA (196 milhões de euros pagos em 2013 e 88 milhões euros pagos em 2016.