O estudo denominado “The New Energy Consumer: Thriving in the Energy Ecosystem” da Accenture analisa as tendências no setor energético e conclui que, em Portugal, os millennials, são a geração que mais procura novos bens e serviços no que toca ao consumo de energia, sendo este grupo decisivo nas tendências do setor.
“A pesquisa revela que os millennials exercem uma forte influência sobre as principais tendências de fidelização dos consumidores”, numa altura em que há várias ofertas, segundo a informação divulgada. O estudo da consultora analisa respostas de mais de dez mil inquiridos em 17 países.
Em Portugal foram inquiridas 500 pessoas, das quais 39% eram millennials e os resultados demonstram que os consumidores desta geração “estão alinhados com a média global quanto ao grau de confiança que têm no seu fornecedor de energia: 47% têm essa confiança em relação a informação sobre produtos de distribuição de energia, como painéis solares, carregamento de veículos elétricos e serviços de manutenção ligados a baterias domésticas (média global é de 46%)”..
No entanto, mais de metade dos inquiridos afirma não receber ou ter recebido qualquer tipo de informação do seu fornecedor de energia sobre recursos energéticos distribuídos no último ano. Apenas 28% afirma confiar nas sugestões recebidas do seu fornecedor sobre otimização e eficiência dos consumos de energia.
Mesmo assim, a confiança parece aumentar em Portugal: “Comparando os dados do estudo de 2015 com os de 2016, verifica-se que na edição do ano passado, 48% dos inquiridos portugueses declaravam estar abertos a mudar de operador se detetassem condições mais favoráveis. Na edição deste ano, essa predisposição é declarada por 43%, cinco pontos percentuais a menos.”
De forma global, os millennials querem ser os primeiros a ter acesso a novos produtos e serviços de energia – 24% deste escalão etário são considerados early adopters, em comparação com os 17% no escalão dos 35-54 anos e dos 7% acima dos 55 anos. Além disso, 22% dos miennials dizem querer experimentar novas tecnologias, um valor superior ao dos outros grupos etários, e estão mais recetivos a adotar produtos e serviços depois de receberem informação sobre eles.