Home / Empresas / Nova lei de quotas para trabalhadores com deficiência já está em vigor
cadeira de rodas pessoas com deficiência trabalhadores com deficiência pme magazine
Foto de arquivo

Nova lei de quotas para trabalhadores com deficiência já está em vigor

Entrou, esta sexta-feira, em vigor a nova legislação que regula o sistema de quotas de emprego para trabalhadores com deficiência.

A lei, publicada a 10 de janeiro em Diário da República, determina que as empresas com mais de 75 empregados devem contratar pelo menos 1% de trabalhadores com grau de incapacidade igual ou superior a 60%.

Por seu turno, as empresas de grande dimensão, públicas ou privadas, terão de contratar 2% de trabalhadores com deficiência.

A contratação de pessoas com deficiência é obrigatória a partir de hoje para as empresas públicas e privadas de média e grande dimensão, que terão de contratar entre 1% a 2% de trabalhadores com incapacidade.

A lei prevê um período de transição de cinco anos para que as empresas com entre 75 e 100 funcionários possam cumprir a lei e de quatro anos para empresas com mais de 100 empregados.

Já as empresas que durante o período de transição passem a ser médias ou grandes têm direito a mais dois anos para atingirem o cumprimento das quotas.

As empresas que não cumpram com o regime incorrem em contraordenação grave, mas há exceções: empresas que comprovem a impossibilidade da aplicação do regime ou que atestem não haver número suficiente de candidatos com deficiência inscritos nos serviços de emprego e que reúnam os requisitos necessários para preencher os postos de trabalho.

Segundo o estudo “Pessoas com Deficiência em Portugal”, do Observatório da Deficiência e Direitos Humanos, em 2017 havia quase 13 mil pessoas com deficiência inscritas nos centros de emprego e apenas 11% conseguiu emprego.