Por: Ana Vieira
A importância do silêncio numa era de inputs e estímulos ininterruptos é um dos grandes desafios dos líderes de hoje. Filipe Vaz, CEO da Tema Central, responsável pela organização da Leadership Summit Portugal, não tem dúvidas da grandeza e dificuldade da tarefa.
“Em termos muito gerais diria que o grande desafio para os líderes é conseguirem abstrair-se da avalanche de inputs que recebem constantemente sobre os mais variados temas e fazerem uma seleção do que é mais relevante para a sua atividade”, explica o CEO à PME Magazine num balanço ao evento ocorrido no final de setembro.
A Leadership Summit Portugal, um encontro internacional de gerações para a produção de conhecimento sobre liderança, teve como tema “Humanity is Calling – Be Silent, Decide with Truth”.
Para Filipe Vaz, além da informação que recebemos, há ainda o que nós próprios produzimos. “Não só recebemos informação como também somo produtores diários de conteúdos que somam a este circuito imparável e crescente de informação. Esta realidade é verdadeira para todos, incluindo os líderes. Para decidir bem, é fundamental fazer silêncio, regressar à nossa essência humana, de forma a podermos decidir em consciência e na posse da informação que para cada um e em cada momento seja de facto relevante”, considera.
Com a preocupação de reunir um painel variado, e olhando para o inquérito de satisfação final do evento respondido pelos participantes, Filipe Vaz aponta que o mesmo orador chega a ter apreciações completamente díspares.
Ainda assim, O CEO Filipa Vaz destaca os oradores internacionais que estiveram pela primeira vez num palco em Portugal como Rupert Read, Jim Garrison, Brian Klaas e Dacher Keltner.
Nos oradores nacionais, “um destaque especial para a talk de Martim Sousa Tavares e o encerramento com Miguel Esteves Cardoso que, na minha perspetiva, foram brilhantes”, conclui.