Por: Emanuelle Bezerra
José Avillez é mundialmente conhecido pelo seu restaurante Belcanto, que tem duas estrelas Michelin e está na última lista do The World’s 50 Best Restaurants. Contudo, está agora a despertar os amantes da alta gastronomia para o universo vegetal. Encanto é o nome do seu mais recente projeto, que completa seis meses a servir fine dining em 12 momentos com até 20 peças, que podem variar dependendo da estação e dos produtos recebidos no dia.
O Encanto está no espaço que já foi abrigo para o Belcanto e também palco para o Canto, projeto em parceira com Ana Moura e António Zambujo, que faziam a curadoria musical. Mas, a crise sanitária trazida pela Covid-19 inviabilizou a continuidade do projeto. O chef português aproveitou o momento para estudar os sabores dos ingredientes vegetais.
“Foi um exercício espetacular porque, como chef, temos uma paleta de sabores e texturas e, de repente, tiramos dessa paleta 60% dos ingredientes para ir buscar texturas, cozeduras, cortes, temperos e maneiras de dar a volta ao mesmo ingrediente para que ele sozinho componha um prato”, começa por explicar.
O restaurante trabalha com pequenos produtores locais para os vegetais mais frescos e ainda para valorizar a agricultura local. O Encanto parte também da vontade de contribuir para um mundo mais sustentável.
Assine a PME Magazine em papel para ler o artigo na íntegra ou subscreva a edição digital aqui.