Domingo, Julho 13, 2025
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Pipedrive anuncia estratégia de crescimento e atinge 400 apps no seu marketplace

Por: Joana Mendes

A Pipedrive, plataforma de CRM de vendas e receitas inteligentes para pequenos negócios, anunciou hoje que atingiu as 400 apps no seu marketplace, um ecossistema designado para ajudar os clientes a sincronizar os dados empresariais, tudo num só local.

A empresa confirmou a sua estratégia de crescimento para 2023, com o intuito de ajudar clientes a concluir mais negócios. No início deste ano, a Pipedrive também foi reconhecida pelo Postman, um hub líder mundial público, como um dos API mais populares para programadores, para que estes elaborem, construam e testem os seus API.

No ano de 2022, mais de 132 mil utilizadores instalaram, pelo menos, uma app do marketplace da Pipedrive. As categorias de apps mais populares foram chatbots, chamadas telefónicas e vídeo, automatização de marketing e geração de leads.

“Atualmente, quase 60% da base total de utilizadores da Pipedrive, e mais de 82% dos seus clientes, integraram o CRM com outras apps. Esperamos ver essa percentagem crescer este ano ao expandir a seleção de apps disponíveis no nosso Marketplace”, revela Shaun Shirazian, CPO da Pipedrive.

67,7% das mulheres que jogam no telemóvel realizam compras nos grandes retalhistas

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Por: João Carreira

De acordo com o estudo da Digital Turbine em conjunto com a Adsmovil, 7 em cada 10 mulheres que jogam no telemóvel (67,6%) compram nos grandes retalhistas e apenas 3 em cada 10 (32,4%) o fazem junto de retalhistas locais independentes. Além disso, 57% das consumidoras estão dispostas a pagar mais para comprar um produto de uma marca que conhecem e 55% preferem gastar dinheiro numa experiência a investir num produto novo. O estudo procura entender os comportamentos das mulheres que jogam no telemóvel e as suas relações com as marcas.

A comunidade de consumidores que joga no telemóvel tem vindo a crescer: há mais de 4,2 milhões de portugueses a jogar no telemóvel, 51% dos quais mulheres. Ao explorar a relação destas mulheres com as marcas, este estudo revela que os fatores que mais potenciam estas relações são os produtos de alta qualidade (50%), as recompensas, como os descontos, as ofertas e outros (46,1%) e o bom serviço ao cliente (42,5%).

A descoberta de novas marcas por parte das mulheres que jogam no telemóvel é feita sobretudo através de recomendações dadas por amigos ou familiares (42,1%), de anúncios na televisão (40,3%) e de anúncios nas redes sociais (39,8%).

“O mobile gaming tem cada vez maior importância globalmente, sendo uma realidade incontornável também em Portugal. Sendo cada vez mais desafiante para as marcas entenderem como podem impactar o consumidor e sendo o mobile gaming um dos vetores de entretenimento em que os utilizados têm maiores níveis de atenção, entender como funciona o público feminino que participa nesta atividade é uma oportunidade para as marcas fazerem a diferença junto das mulheres”, afirma Pedro Sousa, Country Manager da Adsmovil em Portugal.

Relativamente às compras online, 76,5% das mulheres que jogam no telemóvel decidem fazê-las devido às entregas gratuitas, assim como 63,5% decide fazê-lo por ter acesso a cupões e descontos.

Empresas de Web3 com pouca representatividade feminina nas equipas

Por: Filipa Ribeiro

As empresas de Web 3.0, focadas no desenvolvimento de novas aplicações de várias indústrias a nível global, ainda registam pouca representatividade das mulheres nas equipas fundadoras e entre os investidores. O estudo “Web3 Already Has a Gender Diversity Problem” conclui que apenas 13% inclui uma mulher e apenas 3% tem uma equipa exclusivamente feminina.

A análise à diversidade de género dos fundadores e investigadores de empresas de Web 3.0, com recurso a uma base de dados constituída por cerca de 2.800 participantes, revelou que esta sub-representação é mais acentuada nas áreas da Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM) e na indústria tecnológica em geral.

Uma diferença mais significativa quando se trata do financiamento destas empresas, onde as startups fundadas por homens angariam, em média, quase quatro vezes mais capital do que as fundadas por mulheres, cerca de 30 milhões de dólares contra 8 milhões.

A disparidade de género é comum a todo o setor da Web. O relatório mostra que a discrepância entre homens e mulheres na constituição das equipas é maior do que no conjunto dos trabalhadores em áreas STEM, onde as mulheres constituem 33% da força de trabalho, com 25% a assumir papéis técnicos.

Os números são alarmantes. Estamos perante uma crise tanto económica como de diversidade, e estamos a perder a oportunidade de apoiar e escalar negócios concebidos a pensar em clientes do sexo feminino”, reflete Jessica Apotheker, Chief Marketing Officer da BCG.

O novo estudo apresenta também medidas que visam contornar tais desequilíbrios. As recomendações passam por garantir uma monitorização contínua através da elaboração de novos relatórios sobre a equidade, colocar mais mulheres em equipas de investimento, estabelecer parcerias com reguladores e construir um ecossistema de suporte, investindo tempo e recursos.

Apesar do atual ecossistema estar enviesado para o género masculino, estamos ainda numa fase muito inicial do desenvolvimento da Web 3, o que constitui uma oportunidade incrível para não se repetir erros passados e assegurar que as mulheres têm os recursos e o financiamento de que necessitam para liderar a nova economia digital“, acredita Simone Berry, cofundadora do People of Crypto Lab.

O relatório “Web3 Already Has a Gender Diversity Problem” foi publicado pela BCG X, unidade de desenvolvimento e design tecnológico da Boston Consulting Group, e pela People  of Crypto Lab, um estúdio que visa impulsionar a diversidade, equidade e a inclusão no ecossistema da Web3.

“Na Toolto, o superpoder é a combinação de cada um de nós com tecnologia”- Nuno Sobral

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Por: Marta Godinho

A Toolto é uma empresa que, de acordo com a mesma, vem alterar os padrões do modelo existente na prestação de serviços de assistência e gestão de processos de serviço ao cliente nas áreas dos seguros, banca, automóvel, gestoras de frotas e rent a car. Em entrevista à PME Magazine, Nuno Sobral, CEO da Toolto, conta-nos um pouco sobre o que trata a empresa, o novo assistente virtual, o crescimento da mesma no cenário durante e pós-pandemia e os seus serviços e ofertas aos clientes.

PME Magazine (PME Mag. ) – Como é que carateriza a empresa?

Nuno Sobral (N. S. ) – A Toolto é uma empresa inovadora e que surgiu da necessidade de alterar o modelo existente de prestação de serviços de assistência e gestão de processos de serviço ao cliente na área dos seguros, banca, automóvel, gestoras de frotas e Rent a Car. Cada vez é mais importante termos estratégias direcionadas para a mobilidade e é nesse sentido que desenvolvemos esta ferramenta que procura contribuir para resolver os problemas deste setor. Trata-se de uma indústria em grande transformação que cresce por via de serviços mais baratos, eficientes e convenientes. E a tecnologia tem um papel crucial para atingir este propósito.

PME Mag. – Como é que gere uma empresa tão versátil e com números de utilizadores acima dos mil por dia?

N. S. – A empresa tem uma lógica de equipas totalmente dedicadas e especializadas ao nível dos recursos humanos e tecnológicos, dedicadas a cada atividade. O objetivo é servir cada cliente num modelo personalizado e em constante evolução independente e autónoma. Deste modo, cada equipa evolui de acordo com as suas necessidades e é possível gerir mais rapidamente cada desafio em modelos cada vez mais eficientes e escaláveis.

PME Mag. – Qual foi a necessidade de criar o Cristiano, o assistente virtual?

N. S. – Na Toolto sempre considerámos as nossas equipas super heróis, pois são necessários superpoderes para ultrapassar todos os desafios que nos são colocados diariamente. Na nossa empresa, o superpoder é a combinação de cada um de nós com tecnologia. Com o objetivo de melhorar a experiência do cliente e dos super heróis, tendo por base melhores práticas existentes de transformação digital por via de utilização de AI (Inteligência Artificial) e de NLP (Processamento de Linguagem Natural), começámos a testar o uso NLP e de AI para tarefas mais recorrentes. Por um lado, os robôs podem reduzir tempos de espera e, por outro lado, libertam as nossas equipas para outras tarefas mais exigentes, como controlar processos mais complexos e com grande impacto junto dos clientes. Deste modo, temos clientes mais satisfeitos, sem tempos de espera, bem acompanhados, mas também uma melhor experiência das nossas equipas, mais focadas em tarefas com maior valor acrescentado.

“O objetivo é servir cada cliente num modelo personalizado e em constante evolução independente e autónoma”

PME Mag. – Quais são os serviços mais requisitados e mais comuns?

N. S. – Os serviços mais requisitados são gestão de pedidos entre clientes e seguradoras, desempanagens e reboques de viaturas, táxis, TVDE, viaturas de aluguer, transportes de viaturas, técnico lar, assistência lar, assistência médica, assistência em viagem internacional e proteção jurídica.

PME Mag. – Como carateriza o crescimento da empresa durante e pós-pandemia?

N. S. – A pandemia alterou o padrão de mobilidade. Nos vários confinamentos, não só foram reduzidas as deslocações pessoais e profissionais, como se alteraram os padrões de proximidade entre pessoas, por via de um aumento da preocupação com contágios. No pós-pandemia, principalmente após junho de 2022, verificámos uma nova alteração do padrão de mobilidade no sentido inverso que impactou, positivamente, o crescimento da Toolto por via da maior utilização dos serviços de mobilidade em geral.

PME Mag. – É correto afirmar que 2022 foi um dos melhores anos para a empresa?

N. S. – Sim. Em 2022, com o pós-pandemia e, simultaneamente, os novos serviços da Toolto, a atividade da empresa cresceu para valores máximos. Em termos de faturação, alcançámos 1,9 milhões de euros em 2022, numa subida de 12% em relação ao ano anterior, triplicando a faturação do primeiro ano de atividade.

PME Mag. – O leque de ofertas da Toolto continua a crescer ano após ano tendo em conta as necessidades dos clientes?

N. S. – Como ferramenta de mobilidade a operar num sector em que se verifica uma mudança de paradigma em que novos players TVDE e comercializadores de eletricidade entram, novos modelos de distribuição de automóveis por subscrição já existem. Em algumas cidades, já circulam viaturas autoguiadas e tudo é vendido em modelos digitais e com experiências de compra e serviço pioneiras e como um serviço, pelo que a oferta da Toolto tem de evoluir. A estratégia de desenvolvimento tem dois pilares principais: Resolver os problemas na totalidade e não apenas parcialmente, como, por exemplo, não apenas rebocar um carro, mas rebocar e reparar, resolvendo o problema de mobilidade e criar oportunidades e pontos de contacto adicionais com os clientes de modo a fidelizá-los.

“Em termos de faturação, alcançámos 1,9 milhões de euros em 2022, numa subida de 12% em relação ao ano anterior, triplicando a faturação do primeiro ano de atividade.”

PME Mag. – 2023 vai trazer novidades?

N. S. – Sim, no primeiro semestre vai ser lançada uma nova plataforma como um serviço de interação de clientes com seguradores para melhorar a experiência no processo de gestão de sinistros e uma APP B2C de serviços automóvel.

PME Mag. – Quais são os planos a longo prazo?

N. S. – Depois da experiência dos últimos três anos ficou ainda mais difícil de definir o que é longo prazo. A estratégia da empresa é continuar a resolver os desafios de mobilidade dos clientes por via de uma ferramenta/solução. De modo a resolver os problemas num cenário de transformação digital e de mudança de paradigma de mobilidade, o grande objetivo é criar funcionalidades na ferramenta que permitam, com cada vez menor custo e maior velocidade, criar valor aos players atuais e novos, aproximando-os dos clientes com experiências digitais, proativas e inovadoras.

Leroy Merlin abre loja no Barreiro

Por: Joana Mendes

A nova loja Leroy Merlin abriu, ontem, no Barreiro, com um investimento de 3,5 milhões de euros. Esta inauguração significa a criação de 12 novos postos de trabalho na região.

Esta loja da Leroy Merlin é fruto da transformação da loja Aki, situada no mesmo local e assinala mais um marco no processo de convergência das duas insígnias. Conta com uma área de venda maior e renovada, com maior diversidade de soluções, mais serviços e uma equipa reforçada com 12 novas contratações.

“Esta abertura assinala mais um passo no processo de expansão da Leroy Merlin na Margem Sul e reforça o nosso posicionamento enquanto marca. Abrimos as portas no Barreiro com um espaço renovado e uma área de venda maior”, reforça Hugo Almeida, líder coach operacional da Leroy Merlin Portugal

Esta loja disponibiliza, ainda, diversos serviços como recolha de mercadorias, entregas ao domicílio e instalação.

Airbnb felicita decisão europeia com crítica ao Plano de Habitação de Portugal

Por: Filipa Ribeiro

A plataforma online de hospedagem Airbnb mostrou-se descontente com as medidas recentemente anunciadas pelo Governo português para a Habitação sobre o Alojamento Local (AL), mas congratula-se com a nova proposta da União Europeia que promete facilitar os negócios dos pequenos proprietários europeus.

Os Ministros da Concorrência e da Indústria da UE anunciaram uma posição sobre a criação de um registo a nível europeu para arrendamentos de férias de curta duração. No comunicado de imprensa emitido pelo Conselho Europeu, foi confirmado o apoio à criação de um quadro de recolha e de intercâmbio de dados à escala da União Europeia.

A Airbnb reconhece os progressos anunciados pelo Conselho da União Europeia, considerando “um passo positivo” com regras mais transparentes e que oferece esperança a muitos europeus excluídos dos benefícios de oferecer serviços de alojamento devido a regras locais.

A Airbnb apoiou recentemente o trabalho da UE sobre regras de arrendamento de curta duração que desbloqueiam oportunidades económicas para os pequenos anfitriões. No entanto, certas regras desproporcionadas podem excluir os portugueses dos benefícios de oferecer um serviço de alojamento.

À medida que avançamos, continuamos a encorajar a UE a centrar os seus debates nas regras locais desproporcionadas que minam o mercado único e impedem muitos europeus de partilharem as suas casas e de beneficiar de turistas que visitam as suas comunidades”, garante Georgina Browes, chefe da política pública da União Europeia na Airbnb.

O anúncio do conselho segue-se à proposta inicial publicada pela Comissão Europeia em novembro de 2022 e que pretendia ajudar as autoridades a assegurar um desenvolvimento equilibrado do setor do turismo.

Inventa promove debate sobre novo sistema europeu de proteção de patentes

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Por: João Carreira

A consultora especializada em propriedade intelectual, Inventa, promoveu o seminário “Patente Unitária: Um novo horizonte para as Invenções na Europa”, no decorrer desta semana, no Edifício Oceanus, no Porto. O encontro ficou marcado pelo debate sobre a evolução do uso do sistema de patentes em Portugal e pela internacionalização a nível europeu.

Com a evolução do sistema de patentes em Portugal e a implementação da patente unitária na Europa, surgem novas oportunidades e desafios para as empresas que procuram proteger as suas inovações e manterem-se competitivas.

O surgimento da patente europeia com efeito unitário simplifica o processo para as empresas. No seu discurso, o coordenador de Patentes e Agente Oficial da Propriedade Industrial na Inventa, Vítor Moreira, explicou que as empresas “passarão a contar com um sistema que integra a atuação do Instituto Europeu de Patentes no âmbito de uma ampla parte da União Europeia, tendo como base procedimentos mais simples e custos mais baixos para os utilizadores”.

O seminário serviu para familiarizar os requerentes de pedidos de patente, nomeadamente as empresas, as universidades e os centros de pesquisa, com o tema da Patente Unitária, “a qual pode contribuir muito favoravelmente para os requerentes portugueses”, reforçou Vítor Moreira.

A implementação do novo sistema de proteção de patentes promove uma mudança no cenário de inovação na Europa, com impactos no desenvolvimento tecnológico e, consequentemente, no crescimento económico, pois “permitirá que os titulares de uma patente europeia concedida obtenham proteção uniforme das suas invenções nos Estados-membros signatários”, considerou a consultora de patentes da Inventa, Marisol Cardoso.

Na sua intervenção, deixou ainda claro que “é importante que os potenciais utilizadores do sistema tenham conhecimento sobre todas as possibilidades que se abrem” com a Patente Unitária, alertando para o facto de que algumas medidas para salvaguardar o efeito unitário já podem ser tomadas.

O debate encerrou com a perspetiva do coordenador jurídico na Inventa, Diogo Antunes, que explicou qual o enquadramento deste novo sistema a nível jurídico.

Ofertas de emprego crescem 45% em 2022

Por: Joana Mendes

De acordo com a plataforma Brighter Future da Fundação José Neves, a procura de emprego em algumas profissões aumentou mais 140%, em 2022.

Nos últimos anos, houve alterações no mercado de trabalho e tanto empregadores como trabalhadores tiveram de se adaptar a um novo contexto laboral, marcado, em muitas profissões e setores de atividade, pelo teletrabalho e pelo recurso a tecnologias de informação e comunicação.

Entre 2021 e 2022, o mais recente Insight da Fundação José Neves apresenta a evolução das ofertas de emprego e, entre outros dados, mostra que, em 2022, as ofertas de emprego aumentaram 45% face ao ano anterior, sendo que em algumas profissões a procura aumentou mais de 140%. Através de uma análise trimestral dos últimos dois anos, foi possível verificar que as ofertas de emprego sofreram uma instabilidade, em particular em 2022. Sendo que no último trimestre em 2022, o volume de ofertas foi muito superior ao de 2021.

Apesar das grandes alterações verificadas nas ofertas trimestrais, algumas profissões tiveram um crescimento bastante significativo no volume de ofertas, entre os anos de 2021 e 2022. Para as seguintes profissões, o crescimento foi superior a 140%: rececionistas de hotel, médicos, caixas bancários, penhoristas e similares, empregados dos centros de chamadas, diretores de compras, transportes, armazenagem, distribuição e relacionados e empregados das agências de viagens.

Apesar do aumento de 45% do volume de ofertas, algumas profissões registaram uma redução no mesmo período. As profissões, que registaram uma queda do número de ofertas superior a 50%, foram vendedores ambulantes e em mercados ou quiosques, ajudantes de quarto, agentes funerários e prestadores de cuidados a animais, biólogos, zoólogos, assistentes de viagem e comissários, entre outras.

Empresa nacional Decskill à procura de novos talentos

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Por: Filipa Ribeiro

A Decskill, empresa tecnológica nacional, anunciou a expansão da operação ao mercado internacional e abrirá novos escritórios na região norte do país, pretendendo contratar 600 novos consultores nas áreas da tecnologia e de sistemas de informação.

Numa era em que muito se aborda a transformação digital só há uma forma de transformar os negócios: as pessoas e os seus talentos”, explica Luís Fernandes, Managing Parter e Founder da Decskill.

A expansão abrange geografias como DACH Market (Alemanha, Áustria e Suíça) e América Latina. E, como parte da estratégia da empresa, serão abertas vagas para um conjunto de talentos: Developers (Java, Phyton, Outsystems, .Net, PHP, Ruby on Rails, Angular, React, IOS, Android), QA Automation, DevOps, Data Engineers, Data Sciencist, System Administrator, DBA, Project Managers, Business Analyst, Product Owner, Scrum Master, Agile Coach, Network Engineers e Security Engineers.

Procuramos pessoas talentosas que sejam apaixonadas pela tecnologia e como a forma que esta revoluciona e faz crescer cada negócio”, revela Luís Fernandes.

Nos últimos anos, a empresa tem tido um crescimento significativo e é atualmente referência na gestão de talento no setor da tecnologia e de sistemas de informação a nível ibérico.

A Decskill conta com três níveis de serviços como Talent (dedicado a serviços de outsourcing), Boost (centrado em serviços de IT e Centros de Excelência) e Connect (direcionado para consultoria, implementação e gestão de infraestruturas de tecnologia de informação).

Arrendamento em Portugal aumenta no mês de fevereiro

Os preços das casas para arrendar em Portugal apresentaram uma subida de 2,1% em fevereiro face ao mês anterior. Relativamente à variação trimestral, a subida foi de 7,3% e à variação anual de 22,7%.

Atualmente arrendar uma casa em Portugal custa 13,4 euros/m2, sendo que o preço de arrendamento aumentou em nove capitais de distrito. Leiria está no topo da lista, com 3%. Seguem-se na lista, Lisboa, Viana do Castelo, Faro, Setúbal, Santarém, Braga, Coimbra e Funchal. No entanto, pelo contrário em Aveiro, Castelo Branco, Évora e Porto, registaram uma diminuição de preços, de -3,9%, -3,8%, -1,8 e -1% respetivamente. As cidades consideradas mais económicas são Castelo Branco, Santarém e Leiria.

No que diz respeito aos distritos e ilhas, os preços das casas para arrendar apenas desceram em Viana do Castelo, Évora, Castelo Branco e Aveiro. Na cidade de Faro e Porto, o valor permaneceu constante. Já nas cidades de Portalegre, Coimbra, Lisboa, Santarém, Funchal, Vila Real, Braga, Leiria e Setúbal os preços subiram, entre 0,5 e 17 euros/m2. Quanto aos distritos mais em conta economicamente, destacam-se Vila Real, Portalegre e Castelo Branco.

A Área Metropolitana de Lisboa é considerada a região mais cara, com 16,3 euros/m2 com uma subida de arrendamento de 2,6%, e de seguida, o Norte, Algarve e a Região Autónoma da Madeira. Por outro lado, as regiões mais baratas são o Centro com 7,7 euros/m2, a Região Autónoma dos Açores com 7,8 euros/m2 e o Alentejo com 8,2 euros/m2.

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5  Direito à limitação do tratamento: pode requerer a limitação do tratamento dos seus dados pessoais nos seguintes casos: (i) se contestar a exatidão dos seus dados pessoais durante um período de tempo que permita à Empresa verificar a sua exatidão; (ii) se considerar que o tratamento é ilícito; (iii) se a Empresa já não precisar dos dados pessoais para fins de tratamento, mas esses dados forem necessários para efeitos de declaração, exercício ou defesa de um direito num processo judicia; ou (iii) se tiver apresentado oposição ao tratamento e não exista um interesse legítimo prevalecente da Empresa;

6  Direito de portabilidade: poderá solicitar à Empresa a entrega, num formato estruturado, de uso corrente e de leitura automática, os dados pessoais por si fornecidos. Tem ainda o direito de pedir que a Empresa transmita esses dados a outro responsável pelo tratamento, desde que tal seja tecnicamente possível. Note que o direito de portabilidade apenas se aplica nos seguintes casos: (i) quando o tratamento se basear no consentimento expresso ou na execução de um contrato; e (ii) quando o tratamento em causa for realizado por meios automatizados;

7  Direito de não ficar sujeito a decisões individuais exclusivamente automatizadas: apesar de podermos traçar o seu perfil de modo a realizar campanhas de marketing direcionadas, em princípio, não tomaremos decisões que o afetem com base em processos exclusivamente automatizados;

8  Direito de apresentar reclamações junto da autoridade de controlo: Caso pretenda apresentar alguma reclamação relativamente a matérias relacionadas com o tratamento dos seus dados pessoais poderá fazê-lo junto da Comissão Nacional de Proteção de Dados, a autoridade de controlo competente em Portugal. Para mais informações, aceda a www.cnpd.pt.


Como pode exercer os seus direitos?

Pode exercer os seus direitos através dos seguintes canais:

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Quais as medidas adotadas pela empresa para assegurar a segurança dos seus dados pessoais?

A Massive Media Lda assume o compromisso de garantir a proteção da segurança dos dados pessoais que lhe são disponibilizados, tendo aprovado e implementado rigorosas regras nesta matéria. O cumprimento destas regras constitui uma obrigação de todos aqueles que legalmente aos mesmos acedem.

Tendo presente a preocupação e empenho  na defesa dos dados pessoais, foram adotadas diversas medidas de segurança, de carácter técnico e organizativo, de forma a proteger os dados pessoais que lhe são disponibilizados contra a sua difusão, perda, uso indevido, alteração, tratamento ou acesso não autorizado, bem como contra qualquer outra forma de tratamento ilícito.

Adicionalmente, as entidades terceiras que, no âmbito de prestações de serviços, procedam ao tratamento de dados pessoais em nome e por conta da Massive Media Lda., estão obrigadas a executar medidas técnicas e de segurança adequadas que, em cada momento, satisfaçam os requisitos previstos na legislação em vigor e assegurem a defesa dos direitos do titular dos dados.

Em que circunstâncias existe comunicação dos seus dados pessoais a outras entidades, subcontratantes ou terceiros?

Os seus dados pessoais podem ser utilizados por subcontratantes para que estes os tratem, de forma automática, em nome e por conta da Massive Media Lda. Neste caso tomaremos as medidas contratuais necessárias para garantir que os subcontratantes respeitam e protegem os dados pessoais do titular.

-  Empresas dentro do grupo Massive Media Portugal (poderá encontrar as marcas em www.massivemediaportugal.com)

-  Empresas com quem a Empresa desenvolva parcerias, nomeadamente Dinamize, Mailchimp, E-goi, entre outras a designar;

-  Entidades a quem os dados tenham de ser comunicados por força da lei, como a autoridade tributária.

Em que circunstâncias transferimos os seus dados pessoais para um país terceiro?

A prestação de determinados serviços pela Empresa pode implicar a transferência dos seus dados para fora de Portugal, incluindo para fora da União Europeia ou para Organizações Internacionais.

Em tal caso, a Empresa cumprirá rigorosamente as disposições legais aplicáveis, nomeadamente quanto à determinação da adequabilidade do(s) país(es) de destino no que respeita a proteção de dados pessoais e aos requisitos aplicáveis a tais transferências, incluindo, sempre que aplicável, a celebração dos instrumentos contratuais adequados e que garantem e respeitam as exigências legais em vigor.


Proteção de dados
A Massive Media, Lda. não recolherá automaticamente qualquer tipo de informação pessoal dos seus Utilizadores, os quais poderão navegar no site sem fornecer qualquer género de informação pessoal, permanecendo no anonimato durante a sua visita. No entanto, a Massive Media, Lda. poderá recolher informações que não sejam de carácter pessoal e que se destinem a otimizar a navegação no site.

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-  Permitir saber quem é o Utilizador e, dessa forma, prestar um serviço melhor, mais seguro e personalizado;

-  Estimar os níveis de utilização dos serviços, garantindo a privacidade e a segurança dos dados.

III) Conteúdos e Responsabilidades

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O utilizador será responsabilizado pelo não cumprimento dos Termos de Utilização do presente site de acordo com a legislação civil e penal aplicável. A Massive Media, Lda., poderá, com base numa participação ou comunicação, averiguar se o conteúdo transmitido a este site por qualquer utilizador está a violar os termos e condições e determinar a sua remoção.

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Assinaturas

As publicações da Massive Media, Lda. podem ter condições de Assinatura diferentes ou estar disponíveis em apenas algumas das plataformas, pelo que o aconselhamos a ler atentamente as concretas condições da publicação que está a assinar e que lhe serão apresentadas no decurso do processo de assinatura.

Caso necessite de qualquer esclarecimento relacionado com qualquer uma das suas Assinaturas, poderá contactar-nos pelo e-mail info@pmemagazine.com ou pelo telefone para o 211 934 140 (dias úteis entre as 9h30 e as 18h30). Mais se informa que os contratos referentes às Assinaturas das publicações são celebrados com a Massive Media, Lda..

Registo e pagamento de assinatura

Caso o pagamento não seja integralmente recepcionado ou caso o pagamento seja cancelado, a Massive Media, Lda.. poderá suspender ou cancelar a sua Assinatura. A Massive Media, Lda. poderá, igualmente, entrar em contacto com o banco/entidade responsável pelo pagamento, bem como com as autoridades competentes, caso suspeite da existência de fraude ou de outro comportamento ilícito ou abusivo por parte do Utilizador. Os pagamentos efectuados não são reembolsáveis, excepto quando seja indicado expressamente o contrário e para as condições indicadas.

Caso deseje alterar o método de pagamento da sua assinatura poderá contactar-nos pelo e-mail info@pmemagazine.com

 

Cancelamento de assinaturas

Pode cancelar a sua assinatura a qualquer momento através do e-mail info@pmemagazine.com. Não procedemos a reembolsos de valores de assinaturas correspondentes a períodos já pagos, salvo questões específicas protegidas pela lei Portuguesa. A Massive Media, Lda. poderá suspender a sua Assinatura em caso de incumprimento dos presentes termos e condições.

 

IV) Jurisdição

Os Termos de Utilização (ponto I) e a Política de Privacidade (ponto II) acima enunciados foram regidos e serão interpretados de acordo com a lei portuguesa.
O utilizador aceita, irrevogavelmente, a jurisdição dos tribunais portugueses para dirimir qualquer conflito decorrente e/ou relacionado com os Termos e Condições, com a Política de Privacidade abaixo enunciada e/ou com a utilização deste website.

 

Litígios

Aos presentes Termos e Condições, bem como qualquer litígio inerente aplica-se a lei portuguesa. Para a resolução de quaisquer litígios, as partes elegem o foro do Tribunal da Comarca de Lisboa, com expressa renúncia a qualquer outro. Adicionalmente, em caso de litígio, o Utilizador, enquanto pessoa singular tem à sua disposição qualquer uma das seguintes entidades de resolução alternativa de litígios, sem prejuízo do recurso ao Tribunal da Comarca de Lisboa:

a) CNIACC – Centro Nacional de Informação e Arbitragem de Conflitos de Consumo http://www.arbitragemdeconsumo.org/
b) Centro de Arbitragem da Universidade Autónoma de Lisboa (CAUAL) http://arbitragem.autonoma.pt/home.asp
c) Centro de Arbitragem de Conflitos de Consumo de Lisboa http://www.centroarbitragemlisboa.pt/

Mais informações no Portal do Consumidor http://www.consumidor.pt/ e na plataforma europeia de resolução de litígios em linha em http://ec.europa.eu/consumers/odr/

V) Contacto

Para o esclarecimento de qualquer questão relacionada com os presentes termos e condições de utilização do site, o utilizador deverá contactar a Massive Media, Lda., para o seguinte endereço eletrónico: info@pmemagazine.com.

 

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