Sábado, Julho 12, 2025
Início Site Página 137

“Apresentamos o rigor que os clientes esperam das grandes consultoras” – Frederico Rodrigues

0

Por: Marta Godinho 

A Stellaxius é uma consultora boutique de salesforce especializada na tecnologia e soluções de low-code. Em entrevista à PME Magazine, Frederico Rodrigues, managing partner da Stellaxius, conta-nos um pouco sobre os projetos e volume de negócio, o selo da consultora de Great Place to Work, a responsabilidade social e os planos para este ano.

PME Magazine (PME Mag.) – Como caracteriza a empresa?

Frederico Rodrigues (F. R.) – A Stellaxius é uma consultora boutique de salesforce, ou seja, altamente especializada na tecnologia e soluções de low-code desenvolvidas pela salesforce, um dos maiores fornecedores de software empresarial do mundo. Apresentamos o rigor e a qualidade que os clientes tipicamente esperam das grandes consultoras com um método de trabalho e abordagem de parceria que nos diferencia. Apostamos muito nas nossas pessoas, com aprendizagem constante e certificações, benefícios e uma cultura participativa e de grande transparência e liberdade.

PME Mag. – Como explica o aumento do volume de negócios em 2022?

F. R. – Temos tido ao longo dos anos, e em particular desde 2017 quando estabelecemos a parceria oficial com a Salesforce, um crescimento sustentável superior a 20% ao ano. Este ano, mais do que duplicámos esse crescimento, fruto de um plano ambicioso alicerçado nos nossos maiores clientes e apostas estratégicas para os próximos cinco anos, com um grande esforço de toda a equipa para acolher uma grande transformação que nos permitiu ultrapassar a barreira dos 50 colaboradores e que exige inovação interna ao nível dos processos para obter uma maior capacidade de execução, por exemplo, ao nível dos departamentos financeiro e de recursos humanos que foram profundamente reforçados.

PME Mag. – Fale-nos um pouco dos projetos em que a Stellaxius participou.

F. R. – A Stellaxius tem tido a felicidade de trabalhar em grandes projetos de transformação, ajudando clientes de dimensões e indústrias distintas a darem saltos qualitativos e atingir níveis de produtividade ímpares através da implementação dos processos e ferramentas de que somos especialistas. Os nossos maiores projetos são na área de telecomunicações, com grandes grupos multinacionais, alguns dos quais têm operações em Portugal. Temos, também, projetos de dimensão média, com equipas que podem variar entre cinco a 15 pessoas em empresas de pharma, serviços profissionais ou em startups. Em projetos mais pequenos, trabalhamos setores como o imobiliário, onde temos contribuído para a adoção de soluções menos proprietárias que são características neste mercado.

“Apostamos muito nas nossas pessoas, com aprendizagem constante e certificações, benefícios e uma cultura participativa e de grande transparência e liberdade”

PME Mag. – A empresa recebeu o selo de Great Place to Work e também entrou no ranking Teamlyzer das empresas mais queridas de Portugal. Como se sente em receber este nível de reconhecimento e satisfação por parte dos seus colaboradores?

F. R. – Ficamos muito felizes com o reconhecimento do nosso trabalho. As pessoas são o nosso pilar mais relevante e ao longo do tempo temos vindo a desenvolver ações para manter a nossa cultura e valores mesmo em regime de remote-first. Temos ainda muito por fazer e a aposta na direção de recursos humanos e na sua equipa, bem como uma revolução ao nível das carreiras e modelos de remuneração e benefícios dão-nos bons indicadores, com este e outros internos (e.g., Employee NPS) de que estamos no caminho certo.

PME Mag. – As pessoas são a empresa. Concorda com esta afirmação?

F. R. – Sem dúvida. Não existe Stellaxius sem as pessoas. E queremos as pessoas motivadas, qualificadas e felizes. A sensação de sabermos que qualquer dos nossos recursos está suficientemente qualificado e valorizado pelo mercado, e decide estar connosco mesmo podendo sair, é impagável e um fator de união da equipa.

PME Mag. – A responsabilidade social é uma caraterística intrínseca da vossa empresa. Que parcerias ou projetos estão envolvidos para fomentar o vosso ADN junto dos vossos clientes?

F. R. – Nós, na Stellaxius, entendemos o nosso papel e alinhamos a nossa agenda com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas que também estabeleceram as bases para os princípios da salesforce sobre responsabilidade social e ambiental. Temos um foco em três P’s: Pessoas, Planeta e Prosperidade. Também participamos do movimento Pledge 1%, onde é doado 1% do nosso tempo para caridade, 1% do nosso lucro e 1% dos nossos serviços como o já feito para o Movement On the Ground. Durante o ano de 2022, estabelecemos parcerias com algumas organizações que nos permitem colaborar e criar oportunidades para os nossos colaboradores também se sentirem úteis e conscientes dos problemas para os quais podem contribuir.

“Não existe Stellaxius sem as pessoas”

PME Mag. – Como empresa sediada em Portugal, sente que o mercado português ainda tem muito para crescer no ramo da consultoria?

F. R. – Sim, há uma evolução a fazer do ponto de vista de consultoria, para a qual temos vindo a procurar contribuir. Existem excelentes profissionais em Portugal, com muita experiência adquirida em grandes projetos de transformação aqui e no estrangeiro, mas o tecido empresarial tem dificuldades para abraçar os desafios com uma cultura de parceria, transparência e confiança essenciais para que os consultores possam ser mais do que mão de obra qualificada ou um simples aumento de capacidade. É necessário partilhar objetivos estratégicos, definir metas conjuntas e ter um modelo de entrega de resultados mais regular e rápido, proporcionado por metodologias Agile que fixam a capacidade e o tempo, mas não o âmbito. Esta abordagem permite que não se opte por projetos megalómanos com pouca probabilidade de cumprimento de planos e orçamentos e se identifiquem rapidamente possíveis pontos de falha e oportunidades de correção de rumo. Quando é possível trabalhar neste modelo, quer a consultora quer o cliente, têm o mesmo incentivo para conseguir atingir os objetivos e cria-se um cenário de win-win que entrega muito mais valor para todos, em particular para os beneficiários da transformação que conseguem percebê-la e participar nela de forma mais rápida e com menos resistência à mudança. As ferramentas como as que implementamos prestam-se a estas abordagens e é claramente uma oportunidade perdida quando se tenta definir todos os detalhes à priori para a variabilidade e volatilidade que os mercados apresentam, a todos os níveis, e desde logo nas necessidades e expectativas dos seus clientes finais.

PME Mag. – Quais são os planos para 2023?

F. R. – Para 2023, vamos aumentar a nossa aposta no mercado português, procurando trazer a experiência que adquirimos lá fora em benefício dos nossos clientes. Continuamos com uma aposta forte no mercado internacional que prevemos que continue a representar mais do que 75% da nossa faturação, mas pensamos que o mercado em Portugal está a atingir um nível de maturidade que vai gerar boas oportunidades para as soluções que implementamos. Ainda assim, sabemos que 2023 será um ano difícil e procurámos ser mais contidos nas nossas projeções, tirando partido também da reestruturação iniciada o ano passado e que nos permite ter uma base para crescimento mais rápido se gerarmos oportunidades acima do previsto. Temos várias iniciativas de melhoria das qualificações dos nossos recursos e do seu bem-estar, estando certos de que terão reflexo na qualidade dos nossos serviços. Tal como no ano passado com a criação da unidade de integração de sistemas – suportada na tecnologia Mulesoft da Salesforce – estamos, este ano, a procurar lançar mais duas áreas de competências muito ligadas ao que já fazemos, com foco em soluções de indústria, como é o caso das telecomunicações com o pacote Communications Cloud, ou retalho e pharma com o pacote Consumer Goods Cloud.

Greve na CP origina aumento de 230% das reclamações em 2023

Por: Joana Mendes

Supressão devido à greve, atrasos, falha de informação e más condições são os principais motivos de reclamação dos passageiros contra a CP, em 2023. Reflexo da insatisfação dos consumidores com o serviço prestado tem vindo a registar um crescimento significativo nos últimos anos, indica uma análise do Portal da Queixa.

No ano de 2022, através de uma análise de dados, é possível verificar um crescimento de 65% do número de reclamações, em relação ao ano anterior, 2021. A principal causa de descontentamento por parte dos passageiros foi o constrangimento causado pelos atrasos e supressão de comboios, o que provocou 42% das queixas registadas, ao longo do ano.

Na primeira semana de 2023, foram registadas 69 reclamações no Portal da Queixa por parte dos consumidores. O que suscitou um aumento de 230%, comparativamente ao ano de 2021. A CP Portugal desencadeou, relativamente aos descontentamentos, 38%  no que toca à supressão devido à greve , 25% dos atrasos, 17% correspondente a falta de informação, más condições originaram 10% e, por fim, 7% das dificuldades na compra online de bilhetes.

Os trabalhadores da CP – Comboios de Portugal iniciaram um período de greve sem serviços mínimos garantidos e que tem uma previsão de duração até ao dia 21 de fevereiro e é esperado que, nos próximos dias, o número de reclamações dispare ainda mais por causa das perturbações que os passageiros vão sentir, segundo o Portal da Queixa.

Brave Generation Academy abre no Restelo, Lagos e Esposende

0

Por:  João Carreira

A Brave Generation Academy (BGA) perfaz agora 53 hubs escolares abertos em Portugal ao inaugurar, também, no Restelo, Lagos e em Esposende. O modelo foi fundado pelo empresário Tim Vieira.

De acordo com o comunicado enviado às redações, a BGA reúne um modelo de ensino híbrido que utiliza novas tecnologias como ferramenta de ensino e implementa a flexibilidade de horários. Este é um projeto que, para além das competências teóricas, está orientado para o desenvolvimento das soft skills dos alunos, visando prepará-los para os novos desafios do mercado de trabalho.

“É importante capacitar a nova geração com competências diversas. O mundo mudou e os empregos precisam de pessoas diferentes. Se percebemos que os alunos demonstram uma clara apetência ou paixão por algo, o nosso papel é ajudá-los a progredir naquilo que gostam e acreditam e, ao mesmo, tempo dar-lhes a conhecer outras possibilidades. Para isso, estamos a estabelecer parcerias e a organizar programas que complementem a formação base. Se, por exemplo, um deles tem o sonho de ser veterinário, vamos proporcionar-lhe uns dias a acompanhar um veterinário”, explica o fundador Tim Vieira.

“Há regiões em que a criação dos hubs permite melhorar a qualidade de vida, porque estamos a aumentar a oferta de serviços e isto também mitiga a sazonalidade ou até o facto de serem zonas com baixa densidade populacional”, finaliza.

Este modelo de ensino inovador, fundado pelo empresário Tim Vieira, tem permitido aumentar, nas mais variadas regiões, a oferta de serviços de educação, com um sistema de ensino aprovado por Cambridge.

Fundada em 2019, a BGA está a desenvolver uma vasta rede de hubs escolares. Tem sete hubs em Cascais, três em Lisboa, e está também presente no Porto, Braga, Coimbra, Leiria, Aveiro, Caldas da Rainha, Óbidos, Santarém, Fundão, Sintra, Setúbal, Ericeira e Algarve. O projeto internacionalizou-se e já chegou a países como os EUA, Espanha, Moçambique, África do Sul, Quénia e Namíbia. Ao todo, este modelo de ensino conta já com 53 hubs abertos e mais de 700 alunos, com idades compreendidas entre os 12 e os 18 anos e de diversas nacionalidades.

Nova plataforma promete poupar 120 mil euros por ano às PME

Por: Filipa Ribeiro

A Jenova é a mais recente app que, de acordo com o comunicado enviado às redações, promete trazer simplicidade ao trabalho das PME portuguesas, em particular às que operam na área da indústria de produção. Segundo o fundador Pedro Lima, o uso da plataforma gerará uma poupança que pode chegar a uma média de 120.000 euros por ano.

Após um ano de estudo de mercado e três de desenvolvimento, a Jenova foi lançada e funciona de forma independente ou em conjunto com outras ferramentas e onde, através desta, é possível gerir, local ou remotamente, orçamentos, inventário, produção, faturação e logística.

Para isso, conta com a ajuda da Inteligência Artificial (IA) que promove a automatização de tarefas administrativas, a redução de desperdícios na produção e a otimização do agendamento da produção.

Tendo por base as nossas previsões e testes piloto, a Jenova permite poupar cerca de 120.000 euros a cada empresa: 35.000 em recursos humanos, 28.000 em inventário e mais de 56.000 em produção, uma vez que atinge várias conquistas”, explica Pedro Lima, criador da nova plataforma.

“Acreditamos que só com o risco de falhar conseguiremos inovar a nossa abordagem no mercado” – Daniela Costa

0

Por: Marta Godinho

O Prime Group é um grupo de empresas que se carateriza como consultoria de IT e engenharia e que se distingue pelas diferentes culturas organizacionais e diferente gestão e abordagem quanto ao mercado, seja ele nacional ou internacional. Em entrevista à PME Magazine, Daniela Costa, diretora executiva do Prime Group, fala-nos sobre o volume de negócios que tem vindo a aumentar, a importância na formação dos seus profissionais e as metas para 2023.

PME Magazine (PME Mag.) – Como carateriza a empresa?

Daniela Costa (D. C.) – Somos um grupo de empresas com culturas organizacionais bastante diferentes entre si, seja pelas diferentes pessoas que as compõem, seja pela sua diferente gestão e abordagem ao mercado. Ainda assim, conseguimos destacar vários pontos comuns ao grupo, nos quais gostaríamos de ressalvar a visão, paixão, inovação, crescimento. Somos uns eternos apaixonados pelo que fazemos, só isso nos permite todos os dias trabalharmos fora da nossa zona de conforto, sempre inspirados na nossa visão de chegarmos mais longe. Neste caminho procuramos sempre arriscar, acreditamos que só com o risco de falhar (e falhamos), conseguiremos inovar a nossa abordagem no mercado.

PME Mag. – Fale-nos um pouco do aumento do volume de negócios registado em 2022.

D. C. – O aumento do volume de negócios tem sido muito significativo de ano para ano, nunca verificámos um decréscimo. 2021 tinha-se revelado um ano muito positivo, acima da referência de anos anteriores, com um crescimento de cerca de 40%. 2022 trouxe-nos um crescimento de cerca de 30% com principal expressão no mercado português, francês e espanhol.

PME Mag. – Quais são os processos pelos quais os seus profissionais passam na formação da empresa?

D. C. – Somos um grupo bastante exigente e para trazermos essa exigência focamo-nos sempre na capacitação das nossas pessoas. É a nossa prioridade desde a integração, principalmente com o grande volume de contratação que temos de talento júnior. O grupo tem uma universidade de formação que se foca na capacitação de profissionais de gestão e recrutamento em todas as suas senioridades e cada empresa dispõe da sua área de formação em que desenvolve vários cursos comportamentais, técnicos e linguísticos. Nos últimos anos temos vindo a investir muito em e-learning, agilizando o acesso de cursos a todas as funções e geografias.

“Somos um grupo bastante exigente e para trazermos essa exigência focamo-nos sempre na capacitação das nossas pessoas”

PME Mag. – Quais foram as principais metas alcançadas em 2022?

D. C. – Destaco a abertura de novos escritórios, reforçando a proximidade de alguns mercados como Barcelona, Varsóvia e Wroclaw; o reforço do nosso posicionamento em mercados como a França, Espanha e Polónia; e o crescimento de equipas nearshore em projetos internacionais.

PME Mag. – Pretende continuar a alargar a empresa a um patamar internacional?

D. C. – É o nosso foco para os próximos cinco anos. Em 2023 teremos bastantes novidades neste âmbito.

PME Mag. – Quais são os objetivos da empresa definidos para 2023?

D. C. – Posso salientar a abertura de novas geografias, chegar a mais de 3500 colaboradores e o desenvolvimento de consultoria local no Reino Unido.

Reciclagem mais eficaz em Portugal devido a programa de inovação colaborativa

0

Por: João Carreira

A Sociedade Ponto Verde e a consultora de inovação colaborativa Beta-i levaram a cabo o programa Re-Source onde 14 parceiros e 130 empreendedores de 45 países, incluindo Portugal, se juntaram, durante quatro meses, com o intuito de promover a inovação na área da reciclagem.

Desta forma foi possível a criação de quatro projetos-piloto que passarão agora à fase de aplicação em contexto-real com o objetivo de aumentar a taxa de reciclagem no nosso país e dar origem a novas soluções para categorias específicas de resíduos.

Assim, 13 startups de nove nacionalidades participaram no bootcamp de inovação de forma a passarem da ideia à criação das soluções piloto, sendo que, entre os vários desafios que vieram resolver, esteve a necessidade de aumentar a participação do consumidor na reciclagem e potenciar a circularidade de embalagens de vidro e alumínio, com a aplicação dos princípios da economia circular.

“Apesar de estudos recentes posicionarem Portugal como o 7º país da União Europeia que mais embalagens per capita produz, verifica-se também que o tratamento destes materiais não acompanha a sua produção, ao ocuparmos o 10º lugar no panorama europeu no que respeita a reciclagem, abaixo da média da UE. Desta forma, para responder ao desafio que o processo da reciclagem ainda representa para os consumidores e empresas, o Re-Source surge como uma alavanca para a inovação na área. De edição para edição, continuamos a acreditar que tirar partido de todo o ecossistema, unindo empresas e empreendedores, é a chave para dar resposta a este desafio. É o segundo ano que potenciamos a criação de soluções disruptivas que possibilitem uma melhor gestão dos resíduos e uma nova vida aos materiais que são deitados fora”, sublinha Diogo Teixeira, cofundador e CEO da Beta-i.

Já Ana Trigo Morais, CEO da Sociedade Ponto Verde, refere que “a reciclagem de embalagens e a gestão dos resíduos em Portugal apresentam ainda vários desafios e na SPV acreditamos que só através da inovação, da partilha de conhecimento e da colaboração será possível encontrar soluções e ferramentas valiosas que respondam a esses mesmos desafios. O potencial do Re-Source encontra-se, precisamente, naquelas premissas. Conseguimos criar um ecossistema global que é transposto para a nossa realidade, ao juntarmos empreendedores e inovadores de diferentes geografias, com parceiros da Sociedade Ponto Verde, estrategicamente posicionados ao longo da cadeia de valor. Desta segunda edição saíram projetos que vão ao encontro do que procuramos: promover o aumento da circularidade de embalagens e o nível de serviço que é prestado, e sejam aceleradores da transição digital do setor.”

ANJE fecha protocolo com Fórum Angolano de Jovens Empreendedores

Por: Filipa Ribeiro

Com o intuito de aproximar os jovens empresários portugueses e angolanos, foi celebrado um protocolo entre o FAJE – Fórum Angolano de Jovens Empreendedores, a JPM – Automação e Equipamentos Industriais, S.A. e a ANJE – Associação Nacional de Jovens Empresários.

A ideia é reforçar a proximidade cultural entre os dois países, aumentando a atratividade do ecossistema português e criando melhores condições para os empreendedores nacionais que pretendam entrar nos mercados internacionais.

Caracteriza-se por ser um protocolo tripartido que tem como prioridade implementar redes de empreendedorismo potenciadoras de negócios e promover a partilha de conhecimentos e experiências entre ambas as partes – o conhecimento do grupo empresarial JPM, com enfoque na vertente industrial, o know-how da ANJE, no âmbito da criação e apoio de startups, e o empreendedorismo de Angola.

Para o presidente da Associação Nacional de Jovens Empresários, Alexandre Meireles, Portugal tem “muito a beneficiar com as oportunidades e com a dimensão dos mercados de língua portuguesa”.

Se conseguirmos, desta parte cultural, trazer benefício económico para todos e todos saírem a ganhar é uma oportunidade única“, salienta.

Foram também apresentadas duas empresas incubadas na associação, Switch Digital e BGA- Brave Generation Academy, que vêm na cooperação entre países uma mais-valia.

“É importante procurarmos soluções mundiais porque os desafios são globais”, revela o fundador da BGA, Tim Vieira, daí que “todos os tipos de colaboração acabam por ser vantajosos”.

Estudo prevê crescimento de 622 mil milhões de euros com a transformação digital

0

Por: Filipa Ribeiro

A Ricoh, especialista na criação de locais de trabalho digitais, revelou os resultados de um estudo que mostra como a transformação digital pode incrementar o PIB na Europa em mais de 3,4% nos próximos cinco anos – um crescimento que equivale a 622 mil milhões de euros.

A pesquisa, conduzida pela Opinium, refere que os líderes de negócios reconhecem que os processos demorados tomam conta de grande parte do tempo da equipa de uma empresa, com 76% a tornar a automatização de tarefas rotineiras numa parte essencial da sua estratégia de transformação digital.

No entanto, o colaborador dedica, em média, quase um terço (30%) do seu dia a tarefas administrativas, pelo que se as empresas quiserem facilitar os ganhos de produtividade e o envolvimento dos colaboradores com base num crescimento sustentado devem acelerar os seus planos e desejar a tecnologia no local de trabalho.

Segundo o estudo, a maioria dos inquiridos (64%) considera uma mais valia o acesso da empresa à tecnologia certa, com 78% a defender a utilização de ferramentas de automatização como forma de reduzir tarefas rotineiras.

Opiniões que se baseiam no facto de que as empresas que implementaram um software de automatização no último ano tiveram um aumento médio de produtividade na ordem dos 14% – um dado importante para as empresas que procuram manter-se competitivas em mercados sujeitos a turbulências crescentes. O bem-estar laboral também foi outra das vantagens notórias em quem aposta na transformação digital na empresa.

Num momento em que muitas empresas enfrentam uma estagnação da economia e perdas de produtividade”, Anna Vázquez, diretora de Serviços e Soluções Digitais da Ricoh Espanha e Portugal, considera que “acelerar a transformação digital e oferecer ferramentas que permitam às pessoas realizar um trabalho que traga mais valor é fundamental para que as empresas continuem competitivas, retenham talento e desencadeiem um crescimento sustentável”.

A pesquisa contou com a participação de 6000 colaboradores e 1500 profissionais com posições de chefia em empresas europeias.

Criados mais 278 pontos de carregamento privado para veículos elétricos em Portugal

Por: Filipa Ribeiro

A Galp e o IKEA uniram-se para criar a maior rede de carregamento em espaços privados para veículos elétricos em Portugal. São 278 pontos de carregamento espalhados pelos parques de estacionamento de lojas IKEA, de norte a sul do país.

O plano, que inclui soluções de carregamento para os parques de estacionamento de clientes, parques privados para colaboradores IKEA e parques privados para carrinhas de distribuição, já se encontra operacional – nomeadamente nas lojas em Alfragide, Loures, Loulé, Matosinhos, Braga e nos centros comerciais MAR Shopping de Matosinhos e do Algarve.

A parceria serve, no entender da COO da Galp, Teresa Abecasis, como uma “resposta que o mercado pede face à tendência irreversível da eletrificação da mobilidade” por parte de “duas marcas fortemente empenhadas na descarbonização da economia”.

Uma visão que “está alinhada com a do IKEA” garante Ana Barbosa, responsável de sustentabilidade da empresa em Portugal.

A Galp já conta com cerca de 2.000 pontos de carregamento elétricos no país, tendo como objetivo alcançar, até 2025, os 10.000 pontos na Península Ibérica.

Aubay Portugal quer contratar 250 colaboradores em 2023

0

Por: Joana Mendes

A multinacional francesa estabeleceu como umas das suas metas contratar 250 novos colaboradores em Portugal e manter o foco no bem-estar dos mesmos. O principal objetivo de 2023 é manter a tendência de crescimento e desenvolvimento da empresa.

A Aubay Portugal, empresa consultora de tecnologia e integração de sistemas de informação, em 2022 obteve um volume de faturação superior a 63 milhões de euros, representando um progresso de cerca de 24% face ao período correspondente. Contam ainda com 170 clientes ativos em setores de negócio como os serviços de Nearshore, áreas de Project & Services Solutions e Professional Services.

De acordo com o comunicado enviado às redações, o foco da empresa em 2023 será manter este progresso junto dos colaboradores e recrutar mais 250 pessoas, mas também manter o bem-estar dos 1450 colaboradores que pertencem atualmente à Aubay. Este foco será alcançado através da criação de iniciativas e da consolidação da posição entre as maiores empresas de prestação de serviços de sistemas de informação, em Portugal.

“O objetivo para 2023 é manter a tendência de crescimento, sem perder o foco na forma como gerimos as nossas pessoas, através da cooperação de todas as áreas envolvidas ao longo de todo o processo de contratação e acompanhamento dos nossos consultores. É este o reconhecimento que queremos manter junto dos nossos clientes e da comunidade em geral: de uma empresa confiável e que cria valor, não só através do know-how dos nossos profissionais, mas também pela forma como é feito o seu acompanhamento.” garante José Cruz, Chief Operating Officer da Aubay Portugal.

Termos, Condições e Política de Privacidade
PME Magazine

Termos, Condições e Política de Privacidade

Portal editado por Massive Media, Lda. desde 2016

I) Termos de utilização

Conteúdo e Propriedade Intelectual

Entende-se por “conteúdo do site“, toda a informação presente neste portal, nomeadamente texto, imagens, ilustrações, design gráfico, webdesign e software.

Os direitos de propriedade intelectual sobre todos os conteúdos da revista online que não sejam de fornecimento externo e como tal devidamente identificados, são da titularidade da Massive Media, Lda. ,encontrando-se, como tal, protegidos nos termos gerais de direito e pela legislação nacional e internacional existente relativa à proteção da propriedade industrial, dos direitos de autor e direitos conexos, bem como pela lei da criminalidade informática.

Este website contém ainda textos, ilustrações e fotografias que não podem ser copiados, alterados ou distribuídos sem a autorização expressa dos seus autores.

É expressamente proibida a cópia, alteração, reprodução, exibição, difusão, distribuição, armazenamento, transmissão ou utilização dos conteúdos deste website, por qualquer forma ou para qualquer propósito, sem a prévia autorização expressa da Massive Media, Lda. ou dos seus autores relativamente ao conteúdo que se encontra licenciado e devidamente identificado.

A Massive Media, Lda. e/ou seus diretores e funcionários rejeitam qualquer responsabilidade pela usurpação e uso indevido de qualquer conteúdo do presente website.

A Massive Media, Lda. reserva-se o direito de atuar judicialmente contra os autores de qualquer cópia, reprodução, difusão, exploração comercial não autorizadas ou qualquer outro uso indevido do conteúdo deste website, rejeitando qualquer responsabilidade por qualquer uso indevido do mesmo, por terceiros.

Condições de utilização
O Utilizador poderá descarregar ou copiar material estritamente para uso pessoal, mantendo-se a Massive Media, Lda., titular dos respetivos direitos de autor.

O Utilizador obriga-se a não atacar ou usar ilicitamente os sistemas ou websites da Massive Media, Lda., sendo responsabilizado e suportando todos os custos associados a ações ilícitas que lhe sejam atribuídas.

Entre outras, consideram-se como ações ilícitas:

a) Aceder a uma área/conta não autorizada e respetiva informação;
b) Testar e avaliar a vulnerabilidade do sistema e quebrar a segurança instalada;
c) Instalar ou tentar instalar um vírus no portal;
d) Envio de e-mails não solicitados que incluam promoções ou publicidade a produtos ou serviços;
e) Desencadear ou tentar desencadear ataques tipo “denial of service” (tentativa de tornar os recursos de um sistema indisponíveis para seus Utilizadores).

A Massive Media, Lda. reserva-se o direito de interromper ou suspender o acesso a este website, pelo período que entenda necessário, por quaisquer razões de ordem técnica, administrativa, de força maior ou outras. Sem prejuízo do disposto no número anterior, a Massive Media, Lda. não poderá ainda ser responsabilizada por qualquer suspensão ou interrupção de acesso que venha porventura a ocorrer por causa que não lhe seja imputável ou que seja imputável a título de mera negligência.

Os Utilizadores deste website declaram e garantem que conhecem perfeitamente as características e os constrangimentos, limitações e defeitos da Internet, e nomeadamente que as transmissões de dados e de informações via Internet beneficiam apenas duma fiabilidade técnica relativa, circulando em redes heterogéneas de características e capacidades técnicas diversas, que perturbam o acesso ou que o tornam impossível em certos períodos. Os Utilizadores reconhecem que qualquer site/portal está sujeito a intromissões de terceiros não autorizados e que pode consequentemente ficar interrompido, e que as informações que circulam na Internet não estão protegidas contra eventuais desvios (acesso livre), contra eventuais vírus, e que qualquer pessoa é susceptível de criar uma ligação com acesso ao site/portal e/ou a elementos lá contidos, aceitando correr os riscos inerentes.

A Massive Media, Lda. não pode, em caso algum, ser responsabilizada por danos acidentais ou voluntários sofridos pelos Utilizadores e provocados ou não por terceiros no âmbito da utilização dos serviços fornecidos nos sites ou em outros lugares na Internet a que tenham tido acesso através dele.

A Massive Media, Lda. não é responsável por quaisquer danos que possam ser causados pela utilização do serviço, incluindo a contaminação de vírus.

Sem prejuízo do compromisso de confidencialidade (que se deve ter como uma obrigação de meios) referente à utilização de dados pessoais (ver política de privacidade infra), a Massive Media, Lda. alerta que existem riscos relacionados com a Internet e bases de dados, sendo possível que os dados pessoais constantes do portal possam ser captados e/ou transferidos por terceiros, nomeadamente em países onde os sistemas de proteção de bases de dados pessoais encontrem-se ainda em fases pouco desenvolvidas e onde a proteção é escassa e ineficaz.

Os Utilizadores ao acederem a este website deverão aceitar correr os riscos inerentes à sua atividade como internauta, nomeadamente o risco de eventual transferência de dados em aberto.

II) Política de privacidade

O que são dados pessoais?

Dados pessoais são qualquer informação, de qualquer natureza e independentemente do respetivo suporte, incluindo som e imagem, relativa a uma pessoa singular identificada ou identificável.

É considerada identificável a pessoa singular que possa ser identificada, direta ou indiretamente, designadamente por referência a um nome, número de identificação, dados de localização, identificadores por via eletrónica ou a um ou mais elementos específicos da sua identidade física, fisiológica, genética, mental, económica, cultural ou social.

Em que consiste o tratamento de dados pessoais?

O tratamento de dados pessoais consiste numa operação ou conjunto de operações efetuadas sobre dados pessoais ou conjuntos de dados pessoais, através de meios automatizados, ou não, nomeadamente a recolha, o registo, a organização, a estruturação, a conservação, a adaptação ou alteração, a recuperação, a consulta, a utilização, a divulgação, difusão, comparação, interconexão, a limitação, o apagamento ou a destruição.

Quais são os tipos de dados pessoais que tratamos e qual a finalidade do respetivo tratamento?

Para podermos prestar-lhe os nossos serviços ou enviar-lhe as nossas comunicações, necessitamos de tratar os seus dados pessoais. Para facilidade de compreensão do fundamento e das condições do tratamento dos seus dados pessoais, optamos por enunciar as formas que os disponibilizemos:

1  Envio de newsletters electrónicas com conteúdos e participação de marcas, produtos, serviços e empresas terceiras (anunciantes) através de email: recolha dos dados pessoais nome, email, empresa e consentimento de política de privacidade;

2  Marketing direto e envio de informação sobre os produtos e campanhas da empresa e marcas associadas através de email: recolha dos dados pessoais de nome, email, contacto telefónico e consentimento de política de privacidade;

3  Perfilagem, segmentação comercial e análise de perfis de consumo de utilizadores, subscritores e assinantes: recolha dos dados pessoais de nome, morada, género (sexo), data de nascimento, profissão, habilitações literárias, país, localidade, número de telefone, email, hábitos de consumo nas plataformas digitais (site e app), histórico de subscrições ou remissões de vouchers, frequência de visita, com consentimento e prazo de retenção até retirada do consentimento;

4  Processamento de encomendas efetuadas no presente website: recolha de dados pessoais como nome, morada, número de telefone, email e dados bancários para fins de execução contratual e prazo de retenção até à retirada do consentimento;

5  Faturação de compras efetuadas no presente website:  recolha de dados pessoais como nome, morada e número de identificação fiscal, para efeitos da obrigação legal designadamente no artigo 29º, número 1, alínea b) do código do IVA, com prazo de retenção de 10 (dez) dias após a emissão de fatura nos termos do artigo 52º , número 1 do código do Iva;

6  Processamento de pedidos de informação e gestão de eventuais reclamações apresentadas pelo utilizador relativamente a produtos disponíveis no presente website: recolha de dados pessoais como nome, morada, número de telefone e email, com a finalidade legítima do responsável do tratamento de dados dar resposta às solicitações dos interessados em melhorar a qualidade de serviço, com prazo de retenção de seis meses após o envio da resposta.

Quais são os seus direitos enquanto titular de dados pessoais?

Qualquer utilizador, enquanto titular de dados pessoais goza dos seguintes direitos no que respeita ao tratamento dos seus dados pessoais:

1  Direito de acesso: sempre que o solicitar, pode obter confirmação sobre se os seus dados pessoais são tratados pela Empresa e aceder a informação sobre os mesmos, como por exemplo, quais as finalidades do tratamento, quais os prazos de conservação, entre outros;

2  Direito de retificação: sempre que considerar que os seus dados pessoais estão incompletos ou inexatos, pode requerer a sua retificação ou que os mesmos sejam completados;

3  Direito a retirar o seu consentimento: Nos casos em que o tratamento dos dados seja feito com base no seu consentimento, poderá retirar o consentimento a qualquer momento.

4  Direito ao apagamento pode solicitar que os seus dados pessoais sejam apagados quando se verifique uma das seguintes situações: (i) os dados pessoais deixem de ser necessários para a finalidade que motivou a sua recolha ou tratamento; (ii) retire o consentimento em que se baseia o tratamento de dados e não exista outro fundamento jurídico para o mesmo; (iii) apresente oposição ao tratamento dos dados e não existam interesses legítimos prevalecentes, a avaliar caso a caso, que justifiquem o tratamento; (iv) os dados pessoais tenham sido tratados ilicitamente; (v) os dados pessoais tenham que ser apagados ao abrigo de uma obrigação jurídica; ou (v) os dados pessoais tenham sido recolhidos no contexto da oferta de serviços da sociedade de informação;

5  Direito à limitação do tratamento: pode requerer a limitação do tratamento dos seus dados pessoais nos seguintes casos: (i) se contestar a exatidão dos seus dados pessoais durante um período de tempo que permita à Empresa verificar a sua exatidão; (ii) se considerar que o tratamento é ilícito; (iii) se a Empresa já não precisar dos dados pessoais para fins de tratamento, mas esses dados forem necessários para efeitos de declaração, exercício ou defesa de um direito num processo judicia; ou (iii) se tiver apresentado oposição ao tratamento e não exista um interesse legítimo prevalecente da Empresa;

6  Direito de portabilidade: poderá solicitar à Empresa a entrega, num formato estruturado, de uso corrente e de leitura automática, os dados pessoais por si fornecidos. Tem ainda o direito de pedir que a Empresa transmita esses dados a outro responsável pelo tratamento, desde que tal seja tecnicamente possível. Note que o direito de portabilidade apenas se aplica nos seguintes casos: (i) quando o tratamento se basear no consentimento expresso ou na execução de um contrato; e (ii) quando o tratamento em causa for realizado por meios automatizados;

7  Direito de não ficar sujeito a decisões individuais exclusivamente automatizadas: apesar de podermos traçar o seu perfil de modo a realizar campanhas de marketing direcionadas, em princípio, não tomaremos decisões que o afetem com base em processos exclusivamente automatizados;

8  Direito de apresentar reclamações junto da autoridade de controlo: Caso pretenda apresentar alguma reclamação relativamente a matérias relacionadas com o tratamento dos seus dados pessoais poderá fazê-lo junto da Comissão Nacional de Proteção de Dados, a autoridade de controlo competente em Portugal. Para mais informações, aceda a www.cnpd.pt.


Como pode exercer os seus direitos?

Pode exercer os seus direitos através dos seguintes canais:

-  E-mail: pode exercer os seus direitos através de e-mail, para o endereço info@pmemagazine.com

-  Carta: pode exercer os seus direitos através de carta, dirigida a e enviada para a Massive Media, Lda., morada: Lisboa Biz - Av. Eng. Arantes e Oliveira, 3, r/c , código postal 1900-221 Lisboa.

Quais as medidas adotadas pela empresa para assegurar a segurança dos seus dados pessoais?

A Massive Media Lda assume o compromisso de garantir a proteção da segurança dos dados pessoais que lhe são disponibilizados, tendo aprovado e implementado rigorosas regras nesta matéria. O cumprimento destas regras constitui uma obrigação de todos aqueles que legalmente aos mesmos acedem.

Tendo presente a preocupação e empenho  na defesa dos dados pessoais, foram adotadas diversas medidas de segurança, de carácter técnico e organizativo, de forma a proteger os dados pessoais que lhe são disponibilizados contra a sua difusão, perda, uso indevido, alteração, tratamento ou acesso não autorizado, bem como contra qualquer outra forma de tratamento ilícito.

Adicionalmente, as entidades terceiras que, no âmbito de prestações de serviços, procedam ao tratamento de dados pessoais em nome e por conta da Massive Media Lda., estão obrigadas a executar medidas técnicas e de segurança adequadas que, em cada momento, satisfaçam os requisitos previstos na legislação em vigor e assegurem a defesa dos direitos do titular dos dados.

Em que circunstâncias existe comunicação dos seus dados pessoais a outras entidades, subcontratantes ou terceiros?

Os seus dados pessoais podem ser utilizados por subcontratantes para que estes os tratem, de forma automática, em nome e por conta da Massive Media Lda. Neste caso tomaremos as medidas contratuais necessárias para garantir que os subcontratantes respeitam e protegem os dados pessoais do titular.

-  Empresas dentro do grupo Massive Media Portugal (poderá encontrar as marcas em www.massivemediaportugal.com)

-  Empresas com quem a Empresa desenvolva parcerias, nomeadamente Dinamize, Mailchimp, E-goi, entre outras a designar;

-  Entidades a quem os dados tenham de ser comunicados por força da lei, como a autoridade tributária.

Em que circunstâncias transferimos os seus dados pessoais para um país terceiro?

A prestação de determinados serviços pela Empresa pode implicar a transferência dos seus dados para fora de Portugal, incluindo para fora da União Europeia ou para Organizações Internacionais.

Em tal caso, a Empresa cumprirá rigorosamente as disposições legais aplicáveis, nomeadamente quanto à determinação da adequabilidade do(s) país(es) de destino no que respeita a proteção de dados pessoais e aos requisitos aplicáveis a tais transferências, incluindo, sempre que aplicável, a celebração dos instrumentos contratuais adequados e que garantem e respeitam as exigências legais em vigor.


Proteção de dados
A Massive Media, Lda. não recolherá automaticamente qualquer tipo de informação pessoal dos seus Utilizadores, os quais poderão navegar no site sem fornecer qualquer género de informação pessoal, permanecendo no anonimato durante a sua visita. No entanto, a Massive Media, Lda. poderá recolher informações que não sejam de carácter pessoal e que se destinem a otimizar a navegação no site.

A informação pessoal voluntariamente fornecida pelo próprio Utilizador ao proceder à compra de produtos/serviços ou ao preencher os formulários do site é para uso exclusivo da Massive Media, Lda. que poderá disponibilizá-los em representação de terceiros (anunciantes e/ou parceiros) sem o prévio consentimento do seu titular. A informação será guardada por um período de dez anos, findo o qual será pedido novo consentimento ao Utilizador.

Este website pode conter acesso a links para outros sites externos cujos conteúdos e políticas de privacidade não são de responsabilidade da Massive Media, Lda.. Assim recomendamos que, ao serem redirecionados para sites externos, os Utilizadores consultem sempre as respetivas políticas de privacidade antes de fornecerem seus dados ou informações.

 

Cookies
Para poder prestar um serviço mais personalizado, este website utiliza cookies para recolher e guardar informação.

Um cookie é um ficheiro informativo que é enviado do servidor do website para o browser do Utilizador e armazenado no respetivo computador.

Estes cookies serão apenas utilizados pela Massive Media, Lda. e a sua utilização limita-se às seguintes finalidades:

-  Permitir saber quem é o Utilizador e, dessa forma, prestar um serviço melhor, mais seguro e personalizado;

-  Estimar os níveis de utilização dos serviços, garantindo a privacidade e a segurança dos dados.

III) Conteúdos e Responsabilidades

A informação presente neste site foi incluída de boa fé e serve exclusivamente para informação direta do utente, sendo a sua utilização de sua exclusiva responsabilidade.

A Massive Media, Lda., sem prejuízo do cumprimento das regras de proteção de dados pessoais, reserva-se ao direito de realizar alterações e correções, suspender, interromper ou encerrar o site quando o considerar apropriado, sem necessidade de pré-aviso e pelo período que entender necessário, por quaisquer razões de ordem técnica, administrativa, de força maior ou outra, não podendo por tal ser responsabilizada.

A Massive Media, Lda. e/ou seus diretores e funcionários, não se responsabilizam nem poderão vir a ser responsabilizados pelas hiperligações existentes no seu serviço para sites de terceiros. Estas hiperligações são fornecidas unicamente para a conveniência e acessibilidade do utilizador, não sendo a Massive Media, Lda., e/ou seus diretores e funcionários responsáveis pelo conteúdo desses sites de terceiros, sendo o seu acesso e visita da inteira responsabilidade do utilizador.

A Massive Media, Lda. e/ou seus diretores e funcionários não se responsabilizam ainda pelas políticas de privacidade dos sites de terceiros, sendo que as hiperligações eventualmente existentes não implicam a aceitação dos respetivos conteúdos nem uma associação com os seus proprietários por parte da Massive Media, Lda..

A Massive Media, Lda., pode atualizar os termos de utilização e a política de privacidade, acompanhando as alterações decorrentes do desenvolvimento e avanços tecnológicos da própria Internet, bem como as alterações legislativas nesta área.

A Massive Media, Lda. e/ou seus diretores e funcionários não assumem responsabilidade ou obrigação por qualquer ação ou conteúdo transmitidos por ou entre o utilizador e ou quaisquer terceiros dentro ou fora deste site e apesar de atenta ao conteúdo editorial, não exerce nem pode exercer controlo sobre todas as mensagens.

A Massive Media, Lda., e/ou seus diretores e funcionários não se responsabilizam nem poderão ser responsabilizados pela veracidade e exatidão dos dados ou conteúdos colocados diretamente pelo utilizador ao qual caberá a inteira responsabilidade.

O utilizador concorda em não transmitir a este site qualquer conteúdo ilícito, ameaçador, insultuoso, racista, discriminatório, acusatório, difamatório, ofensivo, obsceno, escandaloso ou pornográfico, ou qualquer outro conteúdo que possa constituir ou encorajar conduta que apele à violência e a atos ilícitos, reservando-se a o direito de apagar qualquer mensagem com esse conteúdo.

O utilizador compromete-se também a não fazer quaisquer operações que possam prejudicar o funcionamento das áreas de debate do site ou a aceder a uma área/conta e respetivos conteúdos sem a respetiva autorização, testar, avaliar ou quebrar a vulnerabilidade das seguranças instaladas, instalar ou tentar instalar vírus ou programas que o danifiquem e/ou contaminem, desencadear ou tentar desencadear ataques do tipo “denial of service” ou aconselhar terceiros a fazê-lo.

O utilizador compromete-se a não inserir mensagens de teor publicitário (salvo nos casos expressamente autorizados pela Massive Media, Lda., caso em que o utilizador se obriga a cumprir a legislação em vigor, nomeadamente o Código da Publicidade) ou de sua própria promoção. É expressamente proibida a utilização do site para fins ilegais ou quaisquer outros fins que possam ser considerados prejudiciais à imagem da Massive Media, LDA.

O desrespeito pelas regras éticas de utilização e de boa educação implicam a desvinculação do utilizador dos referidos serviços, sendo a usurpação, a contrafação, o aproveitamento do conteúdo usurpado ou contrafeito, a identificação ilegítima e a concorrência desleal punidos nos termos da legislação em vigor.

A Massive Media, Lda., cooperará plenamente com quaisquer autoridades competentes para aplicação da lei ou decisão de tribunal que solicite ou ordene a revelação da identidade ou ajuda na identificação ou localização de qualquer pessoa que transmita tal conteúdo.

O utilizador será responsabilizado pelo não cumprimento dos Termos de Utilização do presente site de acordo com a legislação civil e penal aplicável. A Massive Media, Lda., poderá, com base numa participação ou comunicação, averiguar se o conteúdo transmitido a este site por qualquer utilizador está a violar os termos e condições e determinar a sua remoção.

O utilizador deste site concorda em defender, indemnizar e isentar de responsabilidade a Massive Media, Lda., e/ou seus diretores e funcionários de e contra qualquer reivindicação ou demanda apresentada por quaisquer terceiros, bem como de todas as obrigações, danos, custos e despesas associados (incluindo, sem limitação, honorários razoáveis de advogados) decorrentes e/ou relacionados com a utilização deste site por parte do utilizador, conteúdos por este transmitidos a este site, violação pelo utilizador de quaisquer direitos de terceiros e/ou violação por parte do utilizador dos Termos de Utilização.

 

Assinaturas

As publicações da Massive Media, Lda. podem ter condições de Assinatura diferentes ou estar disponíveis em apenas algumas das plataformas, pelo que o aconselhamos a ler atentamente as concretas condições da publicação que está a assinar e que lhe serão apresentadas no decurso do processo de assinatura.

Caso necessite de qualquer esclarecimento relacionado com qualquer uma das suas Assinaturas, poderá contactar-nos pelo e-mail info@pmemagazine.com ou pelo telefone para o 211 934 140 (dias úteis entre as 9h30 e as 18h30). Mais se informa que os contratos referentes às Assinaturas das publicações são celebrados com a Massive Media, Lda..

Registo e pagamento de assinatura

Caso o pagamento não seja integralmente recepcionado ou caso o pagamento seja cancelado, a Massive Media, Lda.. poderá suspender ou cancelar a sua Assinatura. A Massive Media, Lda. poderá, igualmente, entrar em contacto com o banco/entidade responsável pelo pagamento, bem como com as autoridades competentes, caso suspeite da existência de fraude ou de outro comportamento ilícito ou abusivo por parte do Utilizador. Os pagamentos efectuados não são reembolsáveis, excepto quando seja indicado expressamente o contrário e para as condições indicadas.

Caso deseje alterar o método de pagamento da sua assinatura poderá contactar-nos pelo e-mail info@pmemagazine.com

 

Cancelamento de assinaturas

Pode cancelar a sua assinatura a qualquer momento através do e-mail info@pmemagazine.com. Não procedemos a reembolsos de valores de assinaturas correspondentes a períodos já pagos, salvo questões específicas protegidas pela lei Portuguesa. A Massive Media, Lda. poderá suspender a sua Assinatura em caso de incumprimento dos presentes termos e condições.

 

IV) Jurisdição

Os Termos de Utilização (ponto I) e a Política de Privacidade (ponto II) acima enunciados foram regidos e serão interpretados de acordo com a lei portuguesa.
O utilizador aceita, irrevogavelmente, a jurisdição dos tribunais portugueses para dirimir qualquer conflito decorrente e/ou relacionado com os Termos e Condições, com a Política de Privacidade abaixo enunciada e/ou com a utilização deste website.

 

Litígios

Aos presentes Termos e Condições, bem como qualquer litígio inerente aplica-se a lei portuguesa. Para a resolução de quaisquer litígios, as partes elegem o foro do Tribunal da Comarca de Lisboa, com expressa renúncia a qualquer outro. Adicionalmente, em caso de litígio, o Utilizador, enquanto pessoa singular tem à sua disposição qualquer uma das seguintes entidades de resolução alternativa de litígios, sem prejuízo do recurso ao Tribunal da Comarca de Lisboa:

a) CNIACC – Centro Nacional de Informação e Arbitragem de Conflitos de Consumo http://www.arbitragemdeconsumo.org/
b) Centro de Arbitragem da Universidade Autónoma de Lisboa (CAUAL) http://arbitragem.autonoma.pt/home.asp
c) Centro de Arbitragem de Conflitos de Consumo de Lisboa http://www.centroarbitragemlisboa.pt/

Mais informações no Portal do Consumidor http://www.consumidor.pt/ e na plataforma europeia de resolução de litígios em linha em http://ec.europa.eu/consumers/odr/

V) Contacto

Para o esclarecimento de qualquer questão relacionada com os presentes termos e condições de utilização do site, o utilizador deverá contactar a Massive Media, Lda., para o seguinte endereço eletrónico: info@pmemagazine.com.

 

Política de Cookies

O site da PME Magazine usa cookies para melhorar o desempenho e a sua experiência como utilizador.

O que são Cookies?

Cookies são pequenos ficheiros de texto que o Site coloca no seu computador, smartphone ou tablet, ao aceder.

Estes ficheiros recolhem um conjunto de informações sobre a sua navegação no site e são utilizados para facilitar a sua experiência de utilização e torná-la mais simples, e não danificam o seu computador.

 

Para que se utilizam os cookies?

A informação recolhida pelos nossos cookies ou cookies de terceiros traduz-se em variáveis de sessão e padrões de utilização e tem como principal objetivo a adaptação do site aos interesses dos nossos utilizadores e identificar o utilizador durante a sessão.

Esta informação tem como única finalidade viabilizar e melhorar o desempenho técnico do Site e a sua experiência de utilização.

 

Que tipo de cookies estão a ser utilizados?

Os cookies neste Site são utilizados para, nomeadamente:

- Cookies analíticos - para fornecer dados estatísticos anónimos relativos à utilização dos sites, como por exemplo, os sites de onde provêm, as páginas visitadas, o número de visitantes e o software utilizado pelo cliente.

- Cookies de funcionalidade - guardam as preferências do utilizador relativamente à utilização do site, para que não seja necessário voltar a configurar o site cada vez que o visita.

- Cookies de sessão - são "cookies" temporários que permanecem na pasta de "cookies" do seu browser até que abandone a página Web, sendo que nenhum fica registado na unidade de disco do utilizador. As informações obtidas por meio destes "cookies" servem para analisar tipos de tráfego no site, oferecendo assim uma melhor experiência de navegação, melhoria de conteúdos disponibilizados e maior facilidade de utilização.

 

Este Site utiliza cookies para outras finalidades?

Não. Os cookies utilizados não armazenam qualquer informação pessoal dos utilizadores, considerada sensível. Da mesma forma, também não utilizamos cookies para encaminhar publicidade aos nossos utilizadores, seja para fins publicitários próprios ou de terceiros.

No entanto utilizamos cookies de terceiros, nomeadamente do google que permitem analisar estatisticamente a utilização do site e armazenam informações relativas ao comportamento do usuário com o objetivo de conhecer hábitos de navegação e por eventualmente mostrar-lhe publicidade relacionada com o seu perfil de navegação.

 

Quem tem acesso à informação armazenada nos cookies?

A informação armazenada pelos nossos cookies é utilizada exclusivamente pelo próprio utilizador enquanto navega no site, sendo eliminada quando este termina a sua sessão no browser de Internet.

A informação armazenada por cookies de terceiros, nomeadamente pelo Google é transmitida e armazenada pela Google Inc. (uma empresa dos Estados Unidos da América), pelo que sugerimos uma consulta à página de privacidade da Google Analytics, https://developers.google.com/analytics/devguides/collection/analyticsjs/cookie-usage.

 

É possível desactivar a utilização de cookies?

Sim, os cookies podem ser desactivados no seu browser. No entanto, ao realizar esta acção, deixa de contribuir para a melhoria contínua que pretendemos oferecer sempre aos nossos clientes e algumas funcionalidades poderão deixar de estar acessiveis.

Para bloquear ou apagar os cookies, pode fazê-lo modificando a configuração do seu browser no menu “Preferências” ou “Ferramentas”. Para mais detalhes sobre a configuração dos cookies, consulte o menu “Ajuda” do seu browser.

Nos links seguintes poderá encontrar informação mais detalhada de como configurar ou desactivar "cookies" em cada browser: