Por: Redação
86% dos portugueses não sabem o que é o euro digital, uma moeda digital apoiada pelo Banco Central Europeu que se encontra em estudo, revelou um inquérito do Observador Cetelem.
Apesar de só em 2025 poder haver uma decisão sobre a entrada em funcionamento do euro digital, o Observador Cetelem, marca comercial do grupo BNP Paribas Personal Finance, procurou saber até que ponto os portugueses já tomaram conhecimento sobre a possibilidade de vir a existir um euro digital.
O estudo concluiu que, embora 5 em cada 10 inquiridos afirmem já ter ouvido falar sobre o tema, 42% destes não sabem exatamente do que se trata.
Já 44% nunca ouviram falar sobre o tema. Quando se fala em euro digital os inquiridos associam a palavras como: dinheiro, facilidade, digitais, criptomoedas, moeda, moeda digital e dinheiro virtual.
Por outro lado, 48% dos inquiridos percepcionam que o conceito do euro digital ainda é desconhecido pela sociedade. No entanto, quando questionados, por exemplo, sobre a possibilidade de vir a tornar-se realidade a existência de um euro digital nos dispositivos móveis, 3 em cada 10 pessoas consideram que será positivo. Porém, há quem perspective como potenciais pontos negativos a falta de conhecimento, algum risco de exclusão social e de ciberataques.
Perante a possibilidade de o euro digital vir a tornar-se uma realidade nos próximos anos, 3 em
cada 4 dos portugueses mostram intenção de aderir à sua utilização, sendo que 16% afirmam
querer fazê-lo imediatamente após a sua implementação e 58% talvez apenas depois de se
informar melhor. Contudo, há uma percentagem significativa de portugueses que indicam que
continuarão a dar preferência a usar dinheiro físico ou outros métodos de pagamento
electrónicos.
Em entrevista à PME Magazine, Hélder Rosalino, administrador do Banco de Portugal, explica que o euro digital “consistirá numa outra forma de oferecer euros que visa complementar, ao invés de substituir, as outras formas de moeda, nomeadamente o numerário. Será um meio de pagamento digital simples, sem risco e confiável, porque será emitido pelo Banco Central Europeu”, conclui.
Euro digital: “Será um meio de pagamento digital simples, sem risco e confiável” – Hélder Rosalino