Por: Rui Pedro Alves, CEO do grupo tecnológico RUPEAL
Se partirmos do pressuposto que a cultura da sua empresa tem a ver com a forma como os elementos que a compõem se relacionam uns com os outros, a pergunta que devemos fazer é: por quem é que essa cultura é definida?.
Mas antes de responder a essa questão, é importante refletir numa outra pergunta: o que significa a forma como os elementos de uma empresa se relacionam uns com os outros?. Será a maneira como as chefias se relacionam com os seus colaboradores, como reconhecem as vitórias da equipa ou, pelo contrário, como lidam com resultados menos conseguidos?.
O comportamento de TODOS os trabalhadores é o que determina a cultura de uma empresa. Uma resposta que, admitamos, nem sempre é bem acolhida. Se a cultura da sua empresa é tóxica, mesmo que não goste de o admitir, será sempre parcialmente responsável por esse ambiente. Fomentar o maldizer e as conversas de corredor são o combustível perfeito para uma cultura organizacional de matriz negativa. Fazer algo que nos beneficie individualmente e não promova a cooperação e confiança da equipa é, também, mais uma atitude que cria fissuras na empresa.
As chefias, claro, têm bastantes responsabilidades no desenvolvimento da cultura da empresa: sempre que a liderança elogia ou dá uma reprimenda a alguém, está a validar o que é ou não tolerado naquele espaço. Se quem manda permite que ocorram episódios de gritaria no escritório, esse comportamento torna-se aceite. Não confrontando e não resolvendo os conflitos à nascença, as conversas de bastidores tornar-se-ão habituais.
Sendo todos responsáveis pela cultura empresarial, existem pesos diferentes entre os elementos que a compõem. Se vive num ambiente tóxico atualmente, a mudança deve começar, primeiramente, na sua pessoa: coloque-se em causa e não em efeito, e analise o seu comportamento. Sempre que for desabafar com um colega sobre o que lhe aconteceu, lembre-se que estará a alimentar e a contribuir para uma cultura tóxica. Deve, sim, confrontar os elementos que provocam conflito, tentando ser parte da solução.
Questione: o que pode fazer para resolver a situação?. Quem define a cultura da sua empresa é você, em conjunto com a sua liderança, colegas e restantes colaboradores. Todos, sem exceção.