Por: Diana Mendonça
O número de reclamações dirigidas ao setor do turismo aumentou 15% no primeiro semestre do ano, face a 2021, de acordo com os dados do Portal da Queixa.
Segundo os dados da análise, no primeiro semestre de 2022, os consumidores portugueses registaram 2.459 reclamações no Portal da Queixa, um crescimento de 15%, face ao período homólogo no ano anterior, onde registaram 2.136 queixas.
As subcategorias com maior volume de reclamações registadas no primeiro semestre do ano são: Sites de reservas de viagens (38%), companhias aéreas (37%), agências de viagens (8%), sites de reservas de alojamento (7%) e os aeroportos (3%).
No primeiro semestre do ano, os hotéis e os aeroportos foram as subcategorias com maior variação de crescimento face ao período homólogo, 142% e 121%, respetivamente.
Problemas com a alteração, confirmação ou cancelamento de reservas (23%), pagamentos e faturação (15%), problemas com bagagens (10%) e questões relacionadas com atendimento e apoio ao cliente (8%) são as principais razões de queixa dos consumidores.
As empresas que têm o maior número de reclamações são a eDreams com 24%, a TAP com 16%, a Ryanair com 7%, o Booking, o Rumbo e a Easyjet com 4% cada um e ANA Aeroportos de Portugal, a Logitravel, a Vueling e a Tripmonster com 2% cada uma.
Ao analisar a variação face ao período homólogo, os dados do Portal da Queixa revelam que entre as entidades que registaram o maior crescimento, face a 2021, está a ANA Aeroportos (+100%), a Logitravel (+91%), o Booking (+88%), a Tripmonster (+77%) e a Easyjet (+72%). Destaca-se a variação negativa do Rumbo que registou -58% de reclamações este ano, face a 2021.