Por: João Carreira
A Chefs Kitchen é a primeira cloud kitchen das Caldas da Rainha e única em Portugal agregada a um serviço de delivery próprio e foi o que despertou a curiosidade da PME Magazine.
Fomos então ao encontro de Tatiana Giga Henriques, diretora-geral e fundadora do Chefs Kitchen e do Chefs em Casa, que nos explicou o trajeto da empresa, como esta surgiu, se desenvolve e quais os próximos passos para um futuro a médio/longo prazo.
PME Magazine (PME Mag.) – A Chefs Kitchen está a surgir agora com muita robustez. Como surgiu?
Tatiana Henriques (T. H.) – Em 2019, numa visita a Edimburgo, descobri uma realidade espetacular, restaurantes só para take-away em pavilhões industriais. Aquele cenário deslumbrou-me pelas inúmeras possibilidades, visto ter, já há seis anos, um negócio de delivery, os Chefs em Casa. A ideia ainda era muito embrionária, mas com quem partilhava o que já era um sonho, achava que restaurantes digitais não teriam grande adesão. Nesse mesmo ano entrámos na realidade covid e trabalhando diretamente com os restaurantes, no serviço de delivery, acabámos por fechar também. Aqui percebi a fragilidade do negócio e quão dependentes estávamos. Ainda em 2019, entram no mercado os grandes players de delivery e, aqui sim, cai-me a ficha! Os Chefs em Casa eram um negócio que estava em risco. No início de 2020, crio a cloud kitchen e o objetivo é claro: disponibilizar restaurantes e tipos de comida que ainda não existam no panorama gastronómico da cidade e dar aos nossos clientes mais oferta e inovação. Assim surge a Chefs Kitchen, a primeira cloud kitchen de Caldas da Rainha e única em Portugal agregada a um serviço de delivery próprio.
PME Mag. – Em que consiste a Chefs Kitchen?
T. H. – A Chefs Kitchen é uma cozinha criativa, em Caldas da Rainha, que agrega vários restaurantes digitais, com entrega exclusiva pela plataforma Chefs em Casa. Aqui imperam os valores da sustentabilidade, do desperdício zero e do respeito pelos produtos locais.
PME Mag. – Fale-nos um pouco do conceito de cloud kitchen?
T. H. – Cloud kitchen é um conceito inovador a nível mundial e pode resumir-se como sendo cozinhas de produção de restaurantes já implementados, ou restaurantes digitais, normalmente associados a plataformas de delivery, uma vez que não têm espaço para o atendimento ao público.
PME Mag. – O que significa para vocês serem pioneiros nesta vertente?
T. H. – Criámos os Chefs em Casa há nove anos, muito antes de usar o termo delivery, fomos pioneiros, portanto este é o nosso ADN, inovar!
PME Mag. – Como é que as pessoas podem chegar até à Chefs Kitchen?
T. H. – Os restaurantes da Chefs Kitchen são exclusivos para delivery pela plataforma Chefs em Casa, portanto para além das redes sociais, todos os nossos menus estão disponíveis no site.
PME Mag. – A expansão para todo o mercado nacional pode ser uma realidade?
T. H. – Tudo é uma possibilidade, basta para isso ver se existe viabilidade! Mas tudo aponta para que este seja um negócio escalável.
PME Mag. – Quais são os objetivos para o futuro?
T. H. – Temos tantos objetivos! Um deles é a contínua criação de novos restaurantes e novos sabores; Outro será a expansão através de réplicas do negócio no modelo de franchising a nível nacional; Para o futuro queremos ainda ser reconhecidos como uma das melhores empresas para se trabalhar na zona oeste. E, por fim, o mais ambicioso de todos os objetivos: conquistar o patamar de empresa gazela.