Por Nuno Miguel Sá Fernandes
Nesta crónica escrevo sobre alguns casos de sucesso na adaptação do posto de trabalho a trabalhadores com deficiência física ou mental.
O processo de adaptação do posto laboral para trabalhadores com deficiência depende da estrutura empresarial das empresas que existem na sociedade laboral nacional e internacional.
Existe um grande exemplo de adaptação de trabalhadores com deficiência e na criação de uma empresa, que é a Microsoft, criada por Bill Gates, que é portador de Síndrome de Asperger, uma doença do espectro autista. Este é um exemplo internacional.
Quando se constrói uma empresa, arquitectonicamente , tem que ser bem estruturada nesse sentido, de forma a que seja cómoda a acessibilidade à empresa, para trabalhadores com deficiência, quer para trabalhadores sem deficiência.
Existem algumas empresas que aceitam trabalhadores com deficiência mental, como por exemplo, a multinacional IKEA que tem trabalhadores com deficiência mental e apareceu num artigo desta revista, para o qual, escrevo as minhas crónicas.
A IKEA é um exemplo de abertura de mentalidade empresarial na aceitação de trabalhadores com deficiência, no seu staff de funcionários da loja sueca, localizada aqui em Portugal.
Considero muito importante e de estimado valor, que exista networking sobre este tipo de adaptabilidade e que o meio empresarial seja mais abrangente e igual para toda a sociedade.