Segunda-feira, Fevereiro 17, 2025
InícioEmpresasNove organizações premiadas pelas boas práticas de inclusão

Nove organizações premiadas pelas boas práticas de inclusão

Nove organizações foram premiadas com o Selo da Diversidade, no passado mês de outubro, pelas suas boas práticas de inclusão e diversidade.

Os prémios foram entregues no passado dia 28 de outubro, na gala da terceira edição do Fórum Nacional para a Diversidade e Inclusão, este ano dedicado ao tema “Integração da Vida Profissional e da Vida Pessoal”.

Ao todo, foram distinguidas dez boas práticas de nove organizações.

A primeira categoria, sobre o compromisso da gestão de topo e outros níveis hierárquicos, não obteve nenhuma organização distinguida.

A segunda categoria, sobre cultura organizacional, distinguiu o BNP Paribas Portugal com o programa “Diversity & Inclusion Employees’ Network”, a Câmara Municipal de Guimarães (“Ações de Sensibilização EMI – Explore the Gender, Mode mind and Inspire your world”), o Centro Social da Trafaria da Santa Casa da Misericórdia de Almada (“Somos de Todo o Mundo”) e a Essilor Portugal (“março, Mês da Diversidade e Inclusão”).

A terceira categoria, sobre Recrutamento, Seleção e Práticas de Gestão de Pessoas, teve como organizações distinguidas o El Corte Inglés (“A Diferença Enriquece-nos”), a Fundação AFID (“Treino de Competências”) e o Grupo Portugália (“Responsabilidade Social Corporativa – Empregabilidade”).

A quarta categoria, reservada ao tema do Desenvolvimento Profissional e Progressão na Carreira, distinguiu novamente o El Corte Inglés com a iniciativa “Aprendizagem ao Longo da Vida para Tod@s”.

A categoria reservada à Comunicação da Carta e dos seus Princípios premiou a Natixis com o projeto “Champion for Change”. Por fim, na categoria número seis, relativa às Condições de Trabalho e Acessibilidades, a Gebalis foi distinguida com o “Programa Eixo IV – Mobilidade/Acessibilidade”.

Debater a diversidade

Cerca de 140 pessoas marcaram presença nesta edição do Fórum Nacional para a Diversidade e Inclusão, que decorreu nos dias 28 e 29 de outubro.

O primeiro dia contou com a presença da secretária de Estado para a Cidadania e Igualdade, Rosa Monteiro, e com uma sessão simbólica de assinatura das novas 23 adesões à Carta Portuguesa para a Diversidade, que soma agora um total de 261 organizações signatárias.

Já no segundo dia, foi abordada a temática da integração da vida profissional e vida pessoal, tendo sido foram apresentadas e partilhadas práticas e processos, por organizações como o ISCTE, EDP, Microsoft, LYD, GEBALIS e a Essilor e, ainda a perspetiva individual, contando com testemunhos de trabalhadores de outras organizações.

O Fórum Nacional para a Diversidade e Inclusão é uma iniciativa da Associação Portuguesa para a Diversidade e Inclusão (APPDI), criada no final do ano passado com o objetivo de dinamizar as iniciativas da Carta Portuguesa para a Diversidade, instrumento que visa promover a diversidade e a inclusão das organizações.

A Carta para a Diversidade é uma iniciativa da União Europeia que visa encorajar os empregadores a implementar e desenvolver políticas e práticas internas de promoção da diversidade. A Carta Portuguesa para a Diversidade surge em linha com os esforços encetados pela Comissão Europeia, contando já com 261 organizações signatárias. 

PODE GOSTAR DE LER
Continue to the category
PUB

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

NEWSLETTER

PUB
PUB

SUSTENTABILIDADE

Continue to the category