Por: Ricardo Pires, Partner & Business Intelligence Lead XpandIT
A transformação digital em curso faz com que as organizações tenham à sua disposição uma grande quantidade e diversidade de dados. Sendo este um facto consumado, nem sempre as organizações fomentam a criação de uma cultura de decisão baseada nesses mesmos dados. Promover a capacidade de exploração dos dados junto da generalidade dos decisores é um fator chave para inverter esta situação.
As soluções de CRM (Customer Relationship Management) são uma importante fonte de dados, permitindo conhecer melhor os clientes e os seu padrões de consumo. Neste campo, o Salesforce é o software líder no setor de CRM, funcionando num modelo software-as-a-service e permitindo uma abordagem extremamente ágil.
Mas será que estamos a tirar todo o partido dos dados resultantes destes processos e das inúmeras interações com os clientes? É aqui que uma plataforma de analytics, como o Tableau, passa a ser uma mais valia. O Tableau, um software que funciona numa lógica de self-service, permite que qualquer pessoa – mesmo alguém sem conhecimentos técnicos – possa analisar e compreender os seus dados.
Ao integrar o CRM com analytics terá:
1.Análises mais completas em minutos – a combinação de Salesforce com os dashboards pré-desenhados da Tableau permite analisar os dados em poucos minutos. De seguida, passa a ser possível colocar questões de negócio ad hoc e ter respostas imediatas;
2. Informação acessível de imediato – uma das melhores formas de garantir que as suas equipas têm os dados necessários para tomar as decisões certas é colocar as análises dentro dos sistemas que estas utilizam diariamente. A extensão do Tableau para Salesforce – o Salesforce Canvas Adapter – permite incorporar estas análise diretamente no Salesforce.
Na minha opinião, a médio prazo as sinergias entre as duas soluções serão estreitadas, permitindo:
– Promover a transformação digital – estas soluções cloud irão desempenhar um papel ainda mais relevante na transformação digital, permitindo que empresas em todo o mundo possam gerir facilmente todos os processos relacionados com os seus clientes, explorar os dados que daí advêm e obter insights realmente úteis;
– Capacidades avançadas de Inteligência Artificial – o Salesforce Einstein é o primeiro sistema de Inteligência Artificial (IA) para o CRM. É um conjunto integrado de tecnologias de IA, que torna o Salesforce Customer 360 mais inteligente e pioneiro em todos os sentidos. Por outro lado, o Tableau já permite que sejam identificadas com base em modelos de IA possíveis razões para variações que tenham ocorrido nos dados ou a realização de pesquisas em língua natural. A fusão destas capacidades irá, com certeza, traduzir-se numa plataforma ainda mais inteligente e passível de guiar os utilizadores nos processos de tomada de decisão.
Em conclusão, o Salesforce e o Tableau, irão certamente revolucionar a perspetiva de como as organizações são geridas e torná-las mais eficientes e disruptivas.